4º Barretos Muar do Sertão supera expectativas e reúne 500 animais

4º Barretos Muar do Sertão supera expectativas e reúne 500 animais

4º Barretos Muar do Sertão supera expectativas e reúne 500 animais
outubro 16
13:50 2017

Novidade no encontro, Festival de Música Raiz foi uma das surpresas positivas desta edição do evento

Terminou neste domingo, 15, a 4ª edição do Barretos Muar do Sertão, encontro de muladeiros que reúne criadores e animais de todo o país. O evento superou as expectativas da Associação Os Independentes registrando a presença de 500 animais de criadores renomados no setor e 45 comitivas.

Um dos organizadores e idealizador do encontro, Chico Melo, comemora o resultado. “Estamos realmente muito felizes com a força no segmento que o Barretos Muar do Sertão tem alcançado. O evento vem crescendo a cada ano e esta edição nos surpreendeu, não somente pelo crescimento de participantes, mas também pela qualidade dos animais presentes”, afirmou.

Entre os destaques apontados pela Associação está o 1º Festival de Música Raiz que reuniu nove artistas de diferentes regiões do Brasil em uma emocionante homenagem à moda de viola. “Foi bonito de ver os músicos apresentando verdadeiros clássicos da música sertaneja. Mais que competição em si, o Festival representou um resgate dessa cultura”, declarou Hussein Gemha Junior, presidente da Associação Os Independentes.

A dupla vencedora foi Robson & Graiado, de Uberlândia/MG. Eles interpretaram a música “Mensagem do Além”, composta por Milionário & José Rico e ficaram com o prêmio de R$ 1.500 em dinheiro. Em segundo lugar ficou Célio & Leandro, Jaú/SP, que apresentou a música “O Aniversário do meu Pai”, de autoria de Almezino e Joacyr Gonçalves e em terceiro JM & Adriano, da cidade mineira de Eloi Mendes, com a música “Justiça Divina”, composição de João Miranda, Ciro Rosa e Osvaldo Galhardi.

O concurso de Melhor “Traia” também surpreendeu reunindo verdadeiras raridades. Além de peças valiosas os muladeiros apresentaram criações únicas como um modelo “escama de peixe” todo de prata e produzido manualmente por um ourives. “A traia está avaliada em mais de R$ 55 mil”, disse Chico.

O Desfile Típico, que aconteceu na sexta (13) levou para a região central da cidade a tradição da criação de Muares e apresentou também aos participantes o berço da Festa do Peão de Barretos – Recinto Paulo de Lima Correa. Na Mini Basília Nossa Senhora Aparecida animais e criadores receberam a benção. Outra atração do evento foi o Leilão de Muares, realizado no sábado (14).

Concurso Queima do Alho e Berrante

Onze comitivas disputaram o Concurso Queima do Alho, competição culinária que além de eleger o prato mais saboroso também considera em seu julgamento a manutenção da tradição tropeira. A vencedora foi a comitiva “Devotos do Tião Carreiro” da cidade de Riolândia/SP. O vencedor do concurso de Berrante foi Pedro Henrique de São José do Rio Preto/SP.

Competições com Muares

Outra atração do Barretos Muar do Sertão foram as competições com Muares. Os campeões são:

- Morfologia (muares de 6 meses a 1 ano): animal Aliança, do Rancho MT, de Vargem Grande do Sul;

- Morfologia (muares acima de 2,5 anos): animal Oligarquia da Gameleira, do Criatório Ximbo, de Laranjal Paulista/SP;

- Morfologia (jumentos acima de 2,5 anos): animal Rambo da Gameleira, do haras Campeãs da Gameleira, de Itapetininga/SP;

- Morfologia (jumentos de 1 ano a 2,5 anos): animal J da São Joaquim, da Fazenda São Joaquim, de Ponta Grossa/PR;

- Marcha categoria Burro: animal Falcão do Peró, do Sitio Toninho Peró, de Nazaré Paulista;

- Marcha categoria Muar Jovem: animal Índia ficou em primeiro lugar;

- Marcha categoria Patroa: animal Guanabara do Jusafá, do Haras Jusafá, de Baldim/MG;

- Marcha categoria Patrão: animal Atena, do Rancho Rosca Fina.

- Marcha categoria Mula Adulta: animal Boemia do Peró, do Sítio Toninho Peró, de Nazaré Paulista;

- Marcha Mirim: animal Xuxinha da Gameleira, do Haras Campeãs da Gameleira, de Itapetininga/SP;

A data da 5ª edição do Barretos Muar do Sertão já foi anunciada pela Associação Os Independentes: de 11 a 14 de outubro.

 

Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes

Compartilhar

Sobre o Autor

Luis Planeta Country

Luis Planeta Country

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

2 × 3 =

Curta nossa Fanpage

Categorias

Vídeo

Anunciantes