Artista plástico retrata ‘arrojo do peão’ em cartaz da Festa de Barretos

In RODEIOS e MONTARIAS
barretos artes e1494458757286 | Planeta Country

Vivendo na Alemanha, o brasileiro José de Quadros é quem assina o tradicional cartaz artístico da 62ª Festa do Peão de Barretos

barretos arte 2

José De Quadros, artista plástico barretense radicado na Alemanha, é o autor do cartaz oficial da 62ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece entre os dias 17 e 27 de agosto. Tendo entre suas inspirações a famosa frase do mundo do rodeio, “o chão é o limite”, o artista escolheu a figura icônica do competidor com o touro, para a obra que ganhou o título de “O limite”.

“A Festa do Peão sempre esteve presente na minha infância e juventude. O desenho elaborado para o cartaz vem de um passeio por Salvador, onde me deparei com um monte de selarias em uma rua. Achei fascinante, pois vi ali um pedaço de Barretos na Bahia”, afirmou De Quadros.

O artista declarou sentir-se honrado pelo convite de assinar o cartaz de divulgação da Festa. “Como barretense é motivo de orgulho ser escolhido para criar o cartaz da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos de 2017. Procurei retratar nesta obra a força do animal e o arrojo do competidor durante a montaria”, destacou.

José De Quadros

José Pinheiro de Quadros Filho nasceu em fevereiro de 1958, em Barretos. O fascínio pela pintura levou o barretense para Alemanha. Na Europa, o artista estudou artes plásticas na faculdade Hochschule für Bildende Kunst, da Universidade de Kassel, localizada no norte do estado de Hessen – no centro da Alemanha, onde o artista reside há 27 anos. Mas José de Quadros mantém as raízes no Brasil e possui um ateliê na cidade de São Paulo. O neo-expressionismo alemão teve grande influência nas obras de José De Quadros, que busca resgatar a pintura como meio de expressão e identidade cultural.

O cartaz do artista

O cartaz artístico da Festa do Peão de Barretos traz sempre o olhar de um artista convidado a se inspirar no evento para uma criação. Grandes nomes do universo já assinaram os cartazes da Festa, como Manabu Mabe, Tomie Otake, Ziraldo, Romero Brito, Hans Donner, Siron Franco, Oscar Niemeyer, entre outros.

Convite a um barretense

O convite a José De Quadros surgiu através de uma indicação, da também artista plástica, Conceição Borges, à diretoria de Os Independentes. Ela foi a criadora do primeiro cartaz oficial da Festa, em 1956.

O ex-presidente Mussa Calil Neto foi quem representou a Associação durante o convite. “A Conceição Borges indicou o nome de José De Quadros ao clube. Ele aceitou nosso convite e estudou toda parte cultural da Festa do Peão e da história de Os Independentes. Ficamos muito satisfeitos pelo cartaz produzido para edição deste ano”, apontou Mussa.

Hussein Gemha Junior, Presidente de Os Independentes, comemorou a presença de mais um barretense na galeria de artistas que assinam o cartaz da Festa. “O cartaz é um dos responsáveis por carregar nossa tradição e nossa história, tanto que está presente desde a primeira Festa do Peão. É uma honra para nós termos mais um barretense, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, entre os criadores desta obra”, declarou.

 

Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes

You may also read!

jbg Easy Resize.com | Planeta Country

João Bosco & Gabriel lançam EP1 do audiovisual “DNA”, com faixas inéditas e feat. de Léo & Raphael

Lançamento está disponível em todas as plataformas digitais e YouTube Ouça o EP Assista ao vídeo A dupla João Bosco &

Read More...
IMG 8730 1  Easy Resize.com | Planeta Country

Com 2 músicas no Top50, Murilo Huff lança Vol.2 do DVD “Fortaleza” com participação de Eric Land

Faixa principal "Dedo do meio" fala sobre empoderamento feminino. Ao todo serão três faixas disponíveis na quinta-feira, 28 de

Read More...
Creditos LUKA GODOY Easy Resize.com  e1710967050518 | Planeta Country

Lauana Prado se apresenta em Itajaí, nesta sexta (29)

_Cantora que conquistou TOP 1 Spotify Brasil com “Escrito nas estrelas” realiza show no Belvedere Beach Club_ Cantando com irreverência

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu