Artista plástico resgata tradição culinária do tropeiro em cartaz da Queima do Alho

In RODEIOS e MONTARIAS
barretos1 e1498257311953 | Planeta Country

A tradição da cultura caipira está preservada na Festa do Peão de Barretos em diferentes aspectos. Um deles é o concurso Queima do Alho, que mantém viva a tradição da culinária típica das comitivas de tropeiros. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. Um dos principais e o mais antigo concurso gastronômico caipira do país, a Queima do Alho atrai comitivas de várias regiões do Brasil para Barretos no mês de agosto.

A importância e toda a poética que cerca o concurso serão retratadas neste ano também em seu cartaz de divulgação que, pela primeira vez, será assinado por um artista plástico. O barretense Renato Amisy foi o responsável pela criação da obra que representa os tropeiros no momento do preparo da comida. “A Festa do Peão de Barretos vai muito além das montarias e atrações musicais, o aspecto cultural da tradição caipira também é muito viva dentro do evento. O concurso Queima do Alho é exemplo disso, com o resgate da culinária do peão estradeiro. Fico feliz pelo convite de Os Independentes de participar da elaboração deste cartaz”, afirmou o artista.

A relação de Renato Amisy com o universo sertanejo é de longa data. Em 2013, ele assinou o cartaz alusivo à 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Além do destaque no cenário brasileiro, o artista plástico é reconhecido internacionalmente com várias exposições individuais e coletivas na Europa.

O presidente da Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Barretos, Hussein Gemha Júnior destacou o trabalho desenvolvido por Renato Amisy. “É uma alegria para nós termos um barretense mostrando seu talento no cartaz que representa a história da Festa do Peão”, declarou Hussein.

O concurso Queima do Alho acontecerá no dia 26 de agosto, sábado, no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão, dentro da programação da Festa. Nos demais dias do evento, o local receberá turistas para o almoço e jantar. O coordenador do concurso gastronômico e membro de Os Independentes, João Paulo Martins confirmou que uma exposição com obras de arte abordando o tema rodeio e demais manifestações culturais, faz parte da programação do espaço durante a Festa. “Além de provar o nosso cardápio típico, os turistas poderão conhecer o trabalho deste grande artista da nossa terra”, afirmou João Paulo.

O artista

Renato Amisy tem em seu currículo 65 exposições individuais no Brasil e 36 no exterior e ainda 51 exposições coletivas no Brasil e 15 no exterior.

Dedica-se integralmente às artes desde 1997. Com apoio da Associação Os Independentes, em abril de 2000, Renato viajou para Portugal representando o Brasil nas Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento. Já em 2001 foi convidado pela direção de uma das mais importantes feiras da Europa, a Internacional de Caen – capital da Normandia França, para representar o Brasil, pais homenageado, sendo responsável também pela criação da logo oficial, que estampou cartazes, camisetas e convites.

Em seu currículo internacional tem exposições no Carroussel du Louvre-Paris, Unesco-Paris, Prefeituras de LYON-FR, ONU-Viena, Exposição Parc Floral de Paris, Prefeituras de Chantilly e Trouville Sur Mer, e por 4 anos consecutivos foi convidado oficial do Consulado Honorário de Lyon para expor nas Festas Consulares, além de expor na Maison de L`Amerique Latina de Lyon e Marseille.

 

Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes

You may also read!

fr Easy Resize.com | Planeta Country

Felipe e Rodrigo lançam o Vol. 2 do DVD “Questão de Tempo”

As três faixas estreiam em todas as plataformas de áudio nesta quinta-feira Após o sucesso estrondoso das canções lançadas no

Read More...
jbg Easy Resize.com | Planeta Country

João Bosco & Gabriel lançam EP1 do audiovisual “DNA”, com faixas inéditas e feat. de Léo & Raphael

Lançamento está disponível em todas as plataformas digitais e YouTube Ouça o EP Assista ao vídeo A dupla João Bosco &

Read More...
IMG 8730 1  Easy Resize.com | Planeta Country

Com 2 músicas no Top50, Murilo Huff lança Vol.2 do DVD “Fortaleza” com participação de Eric Land

Faixa principal "Dedo do meio" fala sobre empoderamento feminino. Ao todo serão três faixas disponíveis na quinta-feira, 28 de

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu