Violeira Rose Abrão está com inscrições abertas

In MUSICA
Violeira Rose Abrão está com inscrições abertas 41

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Fusão Cultural, Os Independentes e Açúcar Caravelas apresentam a 34ª edição da Violeira “Rose Abrão”, um dos principais festivais de música raiz que busca resgatar a essência da cultura caipira. Inscrições terminam no dia 17 de julho

Um dos mais antigos e importantes festivais de música raiz do país, a Violeira Rose Abrão está com suas inscrições abertas até o dia 17 de julho. Podem participar do evento compositores amadores e profissionais, com músicas com letra e melodia inéditas no estilo raiz. Em sua 34ª edição, o festival integra a programação da Festa do Peão de Barretos. A soma geral dos prêmios de participação e dos finalistas ultrapassa o valor de R$ 65 mil.

Para participar do concurso, os interessados deverão enviar CD ou Pen Drive com a música gravada e uma cópia da letra no mesmo CD ou Pen Drive, com nome e endereço dos intérpretes e compositores. Cada compositor poderá inscrever, no máximo, uma música inédita, que deverá ser apresentada acompanhada de um documento do compositor autorizando os intérpretes a participarem da Violeira Rose Abrão. As letras enviadas por email deverão ser encaminhadas para fusao@fusaoconsultoria.com.br ou contato@agcip.org.br, contendo todos os dados.

A eliminatória do festival acontecerá no dia 30 de julho, em Monte Alto/SP. A final do concurso será realizada no dia 23 de agosto, dentro da programação da Festa do Peão de Barretos, no Palco Culturando da AGCIP. O regulamento completo e ficha de inscrição do festival estão disponíveis nos sites www.independentes.com.br e www.agcip.org.br.

Grandes nomes

A Violeira Rose Abrão completa neste ano, 34 anos de edição. Responsável por manter a essência e tradição da cultura sertaneja, além de revelar novos talentos da música raiz.

Nomes importantes da música brasileira passaram pelo festival, como Rionegro & Solimões, Zé Henrique & Gabriel, Durval & Davi, Zé do Cedro & João do Pinho, Gedeão da Viola, Itamaracá, entre outros.

As músicas retratam o estilo de vida e costumes dos peões estradeiros, além das festas da cultura sertaneja e paisagem interiorana.

Patrono

Realizada inicialmente nos bairros de Barretos, a “Violeira” reunia violeiros de todos os cantos. Em 1993, a “Violeira” passou a levar o nome de “Rose Abrão”, em homenagem ao comerciante Gaze Abrão, proprietário do Sobrado da Alegria – local onde reunia diversos violeiros e grandes nomes da música caipira -, e palco do festival caipira por alguns anos.

O músico e violeiro, Tião Carreiro foi quem apelidou o amigo Gaze Abrão, de “Tio Rose”. Aos 57 anos, o comerciante morreu em Barretos. Para homenagear a história de ‘Tio Rose’ com a música e tradição caipira, o festival carrega seu nome.

 

Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes

You may also read!

Thiago e Graciano divulgam último EP do projeto 'No Bar da Facul' 42

Thiago e Graciano divulgam último EP do projeto ‘No Bar da Facul’

Completando o álbum, mais 7 faixas já estão disponíveis a partir de hoje 05/03   Corpo da MensagemOlá, boa tarde. Tudo

Read More...
Simaria, Giulia Be e Malía lançam música para enaltecer a força e liberdade da mulher brasileira em parceria inédita 43

Simaria, Giulia Be e Malía lançam música para enaltecer a força e liberdade da mulher brasileira em parceria inédita

"Te Sigo Somando" é a combinação de três artistas com estilos musicais diferentes, que passam a mensagem de sororidade

Read More...
Gian e Giovani lançam "Amor Clandestino" 44

Gian e Giovani lançam “Amor Clandestino”

Faixa encabeça o primeiro EP do novo projeto da dupla   Gian e Giovani dão início à uma nova fase da

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu