4º Barretos Muar do Sertão supera expectativas e reúne 500 animais

In RODEIOS e MONTARIAS
4º Barretos Muar do Sertão supera expectativas e reúne 500 animais 41

Novidade no encontro, Festival de Música Raiz foi uma das surpresas positivas desta edição do evento

Terminou neste domingo, 15, a 4ª edição do Barretos Muar do Sertão, encontro de muladeiros que reúne criadores e animais de todo o país. O evento superou as expectativas da Associação Os Independentes registrando a presença de 500 animais de criadores renomados no setor e 45 comitivas.

Um dos organizadores e idealizador do encontro, Chico Melo, comemora o resultado. “Estamos realmente muito felizes com a força no segmento que o Barretos Muar do Sertão tem alcançado. O evento vem crescendo a cada ano e esta edição nos surpreendeu, não somente pelo crescimento de participantes, mas também pela qualidade dos animais presentes”, afirmou.

Entre os destaques apontados pela Associação está o 1º Festival de Música Raiz que reuniu nove artistas de diferentes regiões do Brasil em uma emocionante homenagem à moda de viola. “Foi bonito de ver os músicos apresentando verdadeiros clássicos da música sertaneja. Mais que competição em si, o Festival representou um resgate dessa cultura”, declarou Hussein Gemha Junior, presidente da Associação Os Independentes.

A dupla vencedora foi Robson & Graiado, de Uberlândia/MG. Eles interpretaram a música “Mensagem do Além”, composta por Milionário & José Rico e ficaram com o prêmio de R$ 1.500 em dinheiro. Em segundo lugar ficou Célio & Leandro, Jaú/SP, que apresentou a música “O Aniversário do meu Pai”, de autoria de Almezino e Joacyr Gonçalves e em terceiro JM & Adriano, da cidade mineira de Eloi Mendes, com a música “Justiça Divina”, composição de João Miranda, Ciro Rosa e Osvaldo Galhardi.

O concurso de Melhor “Traia” também surpreendeu reunindo verdadeiras raridades. Além de peças valiosas os muladeiros apresentaram criações únicas como um modelo “escama de peixe” todo de prata e produzido manualmente por um ourives. “A traia está avaliada em mais de R$ 55 mil”, disse Chico.

O Desfile Típico, que aconteceu na sexta (13) levou para a região central da cidade a tradição da criação de Muares e apresentou também aos participantes o berço da Festa do Peão de Barretos – Recinto Paulo de Lima Correa. Na Mini Basília Nossa Senhora Aparecida animais e criadores receberam a benção. Outra atração do evento foi o Leilão de Muares, realizado no sábado (14).

Concurso Queima do Alho e Berrante

Onze comitivas disputaram o Concurso Queima do Alho, competição culinária que além de eleger o prato mais saboroso também considera em seu julgamento a manutenção da tradição tropeira. A vencedora foi a comitiva “Devotos do Tião Carreiro” da cidade de Riolândia/SP. O vencedor do concurso de Berrante foi Pedro Henrique de São José do Rio Preto/SP.

Competições com Muares

Outra atração do Barretos Muar do Sertão foram as competições com Muares. Os campeões são:

– Morfologia (muares de 6 meses a 1 ano): animal Aliança, do Rancho MT, de Vargem Grande do Sul;

– Morfologia (muares acima de 2,5 anos): animal Oligarquia da Gameleira, do Criatório Ximbo, de Laranjal Paulista/SP;

– Morfologia (jumentos acima de 2,5 anos): animal Rambo da Gameleira, do haras Campeãs da Gameleira, de Itapetininga/SP;

– Morfologia (jumentos de 1 ano a 2,5 anos): animal J da São Joaquim, da Fazenda São Joaquim, de Ponta Grossa/PR;

– Marcha categoria Burro: animal Falcão do Peró, do Sitio Toninho Peró, de Nazaré Paulista;

– Marcha categoria Muar Jovem: animal Índia ficou em primeiro lugar;

– Marcha categoria Patroa: animal Guanabara do Jusafá, do Haras Jusafá, de Baldim/MG;

– Marcha categoria Patrão: animal Atena, do Rancho Rosca Fina.

– Marcha categoria Mula Adulta: animal Boemia do Peró, do Sítio Toninho Peró, de Nazaré Paulista;

– Marcha Mirim: animal Xuxinha da Gameleira, do Haras Campeãs da Gameleira, de Itapetininga/SP;

A data da 5ª edição do Barretos Muar do Sertão já foi anunciada pela Associação Os Independentes: de 11 a 14 de outubro.

 

Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes

You may also read!

TV Aparecida faz seleção especial de filmes em comemoração ao mês da Padroeira 42

TV Aparecida faz seleção especial de filmes em comemoração ao mês da Padroeira

Para a primeira quinzena de outubro, a TV Aparecida preparou um pacote de filmes com temática religiosa e mariana. A programação,

Read More...
Gilson e Gabriel gravam DVD em São Paulo 43

Gilson e Gabriel gravam DVD em São Paulo

O estúdio Mosh foi palco da nova produção da dupla Gilson e Gabriel acabam de gravar o primeiro DVD da

Read More...
Claudia Raia é a nova jurada do Talentos da TV Cultura 44

Claudia Raia é a nova jurada do Talentos da TV Cultura

Atriz participa das semifinais do concurso musical, ao lado de Fafy Siqueira, Bruno Fagundes e Alonso Barros, com apresentação

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu