COMEÇA AMANHÃ: ESALQSHOW 2018 debate o “Futuro da agricultura tropical para a sociedade”

In Sem categoria

Em três dias, Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável conecta profissionais e lideranças do setor, além de estimular a cooperação para a busca de soluções frente aos grandes desafios da agricultura, pecuária e do agro como um todo

Com a proposta de estimular inovações, o empreendedorismo e fomentar novas parcerias, o ESALQSHOW 2018 – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, será nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP). “Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema central que norteará a edição deste ano e será abordado nos diversos eventos que integram a programação, com o objetivo de conectar profissionais e lideranças nacionais e internacionais, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da agricultura, pecuária e do agronegócio como um todo.

Para o presidente do Conselho do ESALQSHOW, Roberto Rodrigues, os concorrentes do Brasil investem vigorosamente em agronegócio e é fundamental que as lideranças do País se atentem para a competitividade e apoiem o desenvolvimento. “Na dura disputa global que pode transformar o Brasil no campeão mundial da segurança alimentar e da paz, visto que não haverá paz onde houver fome, não há a menor dúvida que conquistar a taça depende de inovação e tecnologia”, aponta.

Segundo Rodrigues, o evento este ano será uma vitrine de tecnologia tropical sustentável guiada pela demonstração de inovações e das startups agro. “Teremos um evento de grande alcance do qual valerá a pena participar, pois trará discussões entre os principais representantes do setor público e privado sobre como avançar ainda mais do que já temos feito”, completa.

 “O ESALQSHOW vem para fortalecer e expandir o papel da Esalq/USP e seus parceiros, bem como ampliar a integração entre universidades e demais setores que envolvem todo o agronegócio. O evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da academia e também mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Essa é a oportunidade de captar novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor da Esalq/USP, Luiz Gustavo Nussio.

Encontro de lideranças

Apresentar e debater as diferentes perspectivas da agricultura sob a ótica da academia, das agências de pesquisa, setores produtivos, governos e cooperação internacional. Este será um dos papéis do “Encontro de Lideranças em Agricultura”, que ocorrerá no dia 9 de outubro, às 14 horas, no Prédio Central.

O Encontro terá a presença de nomes que são referência para o setor e o debate contará com a moderação do jornalista e publicitário, José Luiz Tejon Megido. Entre os participantes confirmados estão o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Ferreira Sergio Jardim; o jornalista Humberto Pereira, ex-editor chefe do Globo Rural e um dos criadores da campanha da Globo “Agro: a indústria riqueza do Brasil”;Cleber Oliveira Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa; Ibiapaba de Oliveira Martins Netto, diretor-executivo da CitrusBr; João Dornellas, presidente-executivo da ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação; Jacyr Costa Filho, presidente do Cosage diretor Grupo Tereos; Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP e Roberto Rodrigues, presidente do Conselho ESALQSHOW e catedrático “Luiz de Queiroz”.

AgTech Valley Summit

Nos dias 10 e 11 de outubro, as principais lideranças e profissionais, nos diferentes segmentos do agronegócio estarão reunidos no AgTech Valley Summit. O evento tem como objetivo apontar os desafios e novas ideias, discutir as últimas tendências do mercado e estimular possíveis soluções e perspectivas para o futuro. Nesses dois dias de evento, serão promovidos dez painéis com diferentes temáticas que contarão com mais de 20 palestrantes de empresas privadas, associações, instituições educacionais, de pesquisa e financeiras.

No dia 10, quarta-feira, o tema central será “Gestão de sistemas integrados em agricultura”, que será tratado em cinco painéis: “Gestão racional da informação e do conhecimento”, “Uso de água em agricultura: situação atual e perspectivas”, “Potencial da produção de milho: etanol e alimentação animal”, “Sistemas integrados e inovações da produção animal” e “Gestão sustentável do controle de pragas e doenças”.

Já na quinta-feira, dia 11, o tema central será “Agricultura tropical e a sociedade no futuro” em que os palestrantes e debatedores abordarão sobre: “Mudanças tecnológicas e os desafios de escala de produção”, “Uso sustentável de insumos na agricultura e os desafios da alimentação”, “Cenários de mudanças climáticas e o futuro da agricultura”, “Inovações financeiras e o papel social da agricultura no futuro” e “Oportunidades de carreira e o profissional do futuro no agronegócio”.

Espaço Inovar Esalq & Cia

Um espaço dinâmico onde os participantes irão discutir problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.  Os participantes também poderão visitar estandes de empresas e startups que trazem suas iniciativas para o ESALQSHOW, além dos trabalhos de pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidos pela Esalq/USP.

Também ocorrem atividades de forma simultânea, como o “Painel Agricultura Familiar: Hackathon”, no dia 9, que contará com a participação de universidades, órgãos de pesquisa e fomento e convidados, como a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, OCESP e FAESP.

Já no dia 10, a temática será a “Agricultura Digital”, em palestras e mesas redondas que ocorrerão das 9h às 17 horas. O evento neste dia abordará sobre instrumentação, monitoramento e mercado; conectividade, usuário de tecnologia e tecnologia no uso da água.

Com o tema “Agricultura Familiar”, na quinta-feira, dia 11, o painel vai apresentar os resultados do Hackathon, as tendências para o setor, além de apresentações sobre “Como a tecnologia e a gestão podem contribuir para a cadeia de hortifruti”, “Agregando valor através do associativismo e cooperativismo” e “Os caminhos para integrar e capacitar o agricultor familiar”. 

Vitrine ESALQ

Aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis no mercado. Este é um dos propósitos da Vitrine ESALQ que vai expor 21 produtos e serviços em 11 Vitrines, que servem à sociedade seja no ambiente rural ou urbano. A programação também oferecerá aos participantes 8 atividades e visitas aos departamentos e laboratórios. Para facilitar o acesso dos visitantes, será disponibilizado transporte interno no campus.

O uso de drones para coleta de imagens para fins de melhoramento de plantas, como produzir uma bebida com excelência, visita à destilaria, técnicas de produção de insetos e ácaros para controle biológico, o impacto que os agroquímicos causam a insetos benéficos, espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares originárias de diversas partes do Brasil e do mundo, serão alguns dos projetos apresentados no evento.

Prêmio Novo Agro

O Santander e a Esalq/USP revelam no ESALQSHOW os oito vencedores do Prêmio Novo Agro, uma forma de reconhecimento e valorização das atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro. Os contemplados são produtores rurais de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação será no dia 09 de outubro, às 10h.

A programação completa está disponível em: http://fealq.org.br/esalqshow/

Sobre o ESALQSHOW

É uma iniciativa da Esalq/USP em parceria com a empresa Araiby Feiras e Eventos em Agronegócios, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).  A primeira edição foi realizada no ano passado, reuniu mais de 3 mil participantes, 67 expositores, 55 palestras e apresentação de 51 projetos expostos em 14 vitrines.

A iniciativa visa incentivar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, aproximando a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e inovações.

A edição de 2018 do ESALQSHOW tem o patrocínio da John Deere, Coplacana, Santander, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), LS Tractor, Rabobank e apoio da Arysta, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Raízen, Motorola, Imaflora, Mutua. Conta também com apoio institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ADEALQ), Esalqtec, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (ANDAV), Serviço Social da Indústria (SESI), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) e Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB).

 

Attuale Comunicação

You may also read!

Em noite inesquecível, Marília Mendonça emociona público na Folk Valley e Ferrugem comemora aniversário

Lauana Prado e os DJs do projeto Selva também subiram ao palco da casa neste sábado, 20 A noite deste

Read More...

Felipe Araújo emociona público em show realizado em São José dos Campos

Na madrugada deste sábado (20), o cantor Felipe Araújo, dono de uma voz muito bonita e consolidado cada vez

Read More...

João Neto e Frederico lançam ‘Onde Nasce o Som’

Dividido em dois volumes, álbum lançado pela Som Livre reúne quatro músicas inéditas e regravações de grandes sucessos A Som

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu