Universal Music Brasil investe na aproximação entre música e marcas para ampliar sua atuação no mercado

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Aproveitando o bom momento da indústria fonográfica, com o crescimento do negócio digital, empresa reforça o departamento de Music & Brands para desenvolver projetos de grandes marcas no Brasil e no mundo.

 

Dos “bolachões” de vinil e CDs aos streams, a música passou por grandes transformações nas últimas décadas. Ainda que o hábito de ouvir seus artistas e gêneros preferidos tenha mudado, o crescimento das mídias digitais fez com que a indústria da música inovasse e desenvolvesse novos modelos para o negócio.

Neste contexto, uma das iniciativas estratégicas foi o investimento na aproximação da música com tecnologia e marcas. Com a criação de projetos que vão além da comercialização de faixas e álbuns, a empresa ampliou sua atuação no mercado e passou a oferecer soluções de conteúdo e experiências de música e entretenimento a empresas de diferentes segmentos.

O objetivo é bem simples: colocar a música e a imagem dos maiores artistas do Brasil e do mundo no centro de projetos de marketing para engajar o público-alvo melhorando, assim, o posicionamento da marca e, ao mesmo tempo, gerar vendas.

“Atualmente, as empresas de música não podem ficar limitadas à produção e distribuição de conteúdos. É preciso ir além. Elas devem se posicionar como um centro de conteúdo e mídia, permitindo que marcas e agências possam trabalhar com a emoção que só uma boa música é capaz de oferecer”, explica Paulo Lima, presidente da Universal Music no Brasil.

A empresa é um exemplo de transformação. Criou o departamento de Music & Brands há 6 anos justamente para atender essa nova demanda do mercado musical. Agora, profissionais de planejamento, atendimento, criação, redação, direção de arte e produção da Universal Music trabalham juntos para entregar as melhores soluções às marcas.

A unidade de negócio trabalha com um conceito full service, que envolve desde o conceito criativo, passando pela curadoria, direção artística, produção e monitoramento de métricas das ações desenvolvidas. Entre os clientes atendidos estão importantes marcas como TIM, Bradesco, C&A, Heineken, SBP, Nissan, Pfizer, Coca-Cola, e agências como Z+, WMcCann e CuboCC. Além disto, a Universal Music trabalha no desenvolvimento de projetos próprios, como o Urbanamente: uma plataforma integrada de música e cultura urbana, que engloba canal de vídeos, festival de música, playlists, experiências, notícias, promoções e a comercialização de produtos oficiais relacionados ao tema.

“O artista se tornou uma marca, um grande influenciador. O departamento se estruturou nos últimos anos e já está no mercado com cases que mostram a força que a música pode trazer para o anunciante”, prossegue Paulo Lima.

O uso da música como instrumento de marketing é uma tendência cada vez mais consolidada na publicidade. Isso porque tem a capacidade de estabelecer uma conexão com as pessoas. Em um estudo realizado pelo núcleo global de pesquisa e insights da Universal Music, o Brasil é, entre os dez países pesquisados, o mais apaixonado por música, com um índice 36% superior à média e 73% da população escuta música todos os dias.

Atuação em três pilares

Os projetos desenvolvidos pelo departamento de Music & Brands da Universal Music Brasil são divididos em três pilares: Conteúdos, Experiências e Eventos. Cada um deles possui características próprias e pode ser implementado isoladamente ou em conjunto para criar plataformas de entretenimento poderosas e impactantes.

A categoria “Conteúdos” envolve tudo o que o artista pode produzir para a marca, como músicas, posts em redes sociais, lives, atuação como influenciador, webseries no YouTube ou até a inserção de marcas em videoclipes. O pilar “Experiências” desenvolve produtos que engajam os fãs, como visitas a camarins, participação em shows e encontros inusitados, entre outros. Por fim, os “Eventos” vão desde pocket shows menores até grandes festivais.

Tecnologia própria para dar ‘match’ entre artista e marca

Para garantir que as ações sejam relevantes e tenham artistas que combinem com o público-alvo da marca, o departamento desenvolveu uma tecnologia própria que através de entrevistas online com fãs de música, cruza informações de artistas e marcas para direcionar o desenvolvimento dos projetos.

A metodologia conhecida como Viewpoints foi desenvolvida pelo núcleo global de pesquisas e insights da Universal Music localizado em Londres e baseia-se na segmentação de fãs de música a partir de seus hábitos de consumo e na categorização em arquétipos de imagem que melhor posicionam artistas e marcas aos olhos dos consumidores.

“Atualmente, as empresas buscam cada vez mais informações para ajudá-las na tomada de decisão, otimizando investimentos para trazer melhores resultados. O Viewpoints é uma solução inovadora, proprietária da Universal Music, que tem por objetivo trazer este nível de inteligência para a relação entre músicas e marcas,” revela Paulo Lima.

Sobre a Music & Brands

Music & Brands é uma unidade de negócio criada pela Universal Music, maior companhia de música do mundo, com o objetivo de desenvolver projetos voltados às marcas. A principal missão da área é utilizar a música e a imagem dos artistas como ferramentas de marketing para engajar o público-alvo das marcas.

Com importantes cases de sucesso, o departamento trabalha com o conceito full service, que envolve desde a criação passando pela curadoria, direção artística, produção e monitoramento de métricas e resultados das ações desenvolvidas.

O Music & Brands traz ao mercado uma tecnologia inovadora e proprietária desenvolvida pelo núcleo global de pesquisas e Insights da Universal Music. Baseado em pesquisas on line, o Viewpoints segmenta clientes baseado em seus hábitos de consumo de música e ajuda a direcionar melhor projetos propondo um “match” entre o posicionamento de artistas e marcas aos olhos dos fãs.

Sobre a Universal Music

A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos. Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.

 

nbpress

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