Bartender de SP vence o II Concurso Nacional de Rabo de Galo com drink utilizando formiga Saúva

In Sem categoria
d4 | Planeta Country

Evento aconteceu no dia 3 de dezembro, na capital paulista, e reuniu 45 bartenders vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul

 

No último dia 3 de dezembro, os apaixonados pela coquetelaria puderam participar do maior e mais importante encontro destinado ao tema no país, o Concurso Nacional de Rabo de Galo, idealizado pelo Mestre Derivan e o renomado bartender Daniel Júlio. O evento, que em 2018 teve sua 2ª edição, contou a participação de 45 bartenders vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, que estavam atrás do título “O Melhor Rabo de Galo do País”.  

 

Quem venceu a disputa foi o bartender de São Paulo, Paulo Leite, do Empório Sagarana, que com alcançou 116 pontos. O profissional utilizou em seu drink Cachaça, Vermute, Licor à base de Alcachofra e para decorar casca de limão e formiga Saúva. “Foi a primeira vez que participei do concurso. Foi incrível. Quando elaborei este drink, pensei nas intenções do campeonato, que é levar o Rabo de Galo entre os 100 mais consumidos do mundo. Fiquei bastante focado na receita clássica, apenas busquei equilibrar ao utilizar os aromas cítricos e o toque de capim cidreira da formiga saúva”, contou Leite.

 

Já o segundo lugar ficou com Eduardo Gondim, do Jangada, de São Paulo, com 114 pontos. O bartender apresentou o drink feito com Cachaça, Vermute com infusão de cacau, aperitivo de alcachofra com infusão de menta, tintura de erva Mate e para decorar casca de laranja.

 

Com 113 pontos, o bartender Rafael Câmara, do Restaurante Urbana Farmcy, de Porto Alegre, conquistou o terceiro lugar com um Rabo de Galo feito com dois tipos de Cachaça, Vermute, café gelado (prensado a frio com 16 horas de maceração) e bitter de erva Mate. Para decorar, casca de laranja, suporte de madeira para a taça, grãos de café orgânico das montanhas do Espírito Santo, erva Mate e lascas de madeira. 

 

Conheça as receitas e os drinks premiados:

 

1º lugar – Paulo Leite

 d1 | Planeta CountryIngredientes:

– 60 ml de Cachaça

– 30 ml de Vermute

– 10 ml de Licor à base de Alcachofra

 

Guarnição:

– Casca de limão

– Formiga Saúva

 

Modo de preparo:

Modo de preparo: Os ingredientes devem ser misturados em um mixing glass. Depois coloque a guarnição para finalizar o drink.

 

2º lugar – Eduardo Gondim

 d2 | Planeta CountryIngredientes:

– 75 ml de Cachaça

– 30 ml Vermute

– 15 ml de aperitivo de Alcachofra com Infusão de Menta

– 4 lances de Tintura de Erva Mate

 Guarnição:

– Casca de laranja

 

Modo de preparo:

Modo de preparo: Os ingredientes devem ser misturados em um mixing glass. Depois coloque a guarnição para finalizar o drink.

 

3º lugar – Rafael Câmara

d3 | Planeta CountryIngredientes:

– 60 ml de Cachaça

– 40 ml de Vermute tinto

– 0,75cl / 7,5 ml Café gelado – prensado a frio por 16 horas de maceração

– 4 gotas de Bitter de erva Mate

 

Guarnição:

– Para decorar casca de laranja, suporte de madeira para a taça, grãos de café orgânico das montanhas do Espírito Santo, erva Mate e lascas de madeira. 

 

Modo de preparo:

Modo de preparo: Os ingredientes devem ser misturados em um mixing glass. Depois coloque a guarnição para finalizar o drink.

 

 O drink Rabo de Galo  

 

O drink Rabo de Galo, assim como a Caipirinha, é um patrimônio cultural do Brasil com 64 anos de história. Sua propagação começou na cidade de São Paulo com a chegada de uma fábrica de bebidas nos anos 50. A indústria queria atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos. No entanto, estes consumidores encantados pela Cachaça não bebiam mais o Vermute, mas apreciavam muito o “ouro líquido brasileiro”.

 

Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole. Inclusive, a bebida era para ser chamada de Cocktail, mas a idéia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra em inglês Cocktail, que, em português, significa Rabo de Galo.  

 

O Rabo de Galo, que inicialmente tinha em sua proporção original 2/3 de Cachaça para 1/3 de Vermute, nos dias de hoje não tem uma receita exata e nem há uma técnica fixa de preparo: as bebidas podem ser misturadas num mixing glass com gelo ou no próprio copo de servir.

 

Com essas nuances de preparo se tornou o drink mais consumido pela boemia no Brasil. Por isso, esta bebida, mais do que especial, tem agora voltado para si as luzes dos holofotes, já que o estudo da origem da Coquetelaria Brasileira tem sido objeto de constantes pesquisas de bartenders e mixologistas, que querem resgatar as origens dos drinks.

 

“Temos o propósito de promover a Cachaça e criar uma grande possibilidade de diversificação de seu uso em cocktails. Para isso, reunimos um grande número de bartenders para uma festa de criações diversas e receitas exclusivas do Rabo de Galo, despertando o interesse dos mais jovens profissionais, em relação ao sabor da bebida e sua história”, comentou o Mestre Derivan, um dos idealizadores do evento. 

 

Este movimento visa ainda levar o Rabo de Galo a alçar vôos mais altos. O objetivo é que este drink seja o segundo coquetel brasileiro à base de Cachaça a ser inserido na lista da IBAInternational Bartenders Association.

 

Essa seleta lista conta com quase 100 drinks considerados os clássicos do mundo e tem como base diversos destilados. Todo barman precisa conhecer e saber fazer estes cocktails.

 

O Brasil já consta nesta listagem com a Caipirinha, que é um drink muito apreciado e conhecido no mundo, sendo a responsável pela disseminação do consumo de Cachaça no mercado internacional.

 

“Queremos aumentar a presença brasileira nesta carta da IBA. Esta inclusão será uma nova jornada e um grande passo para a nossa coquetelaria e também para a Cachaça”, explicou Daniel Júlio, um dos idealizadores do concurso. 

 

 

Notícia Expressa

You may also read!

Creditos LUKA GODOY Easy Resize.com  e1710967050518 | Planeta Country

Lauana Prado se apresenta em Itajaí, nesta sexta (29)

_Cantora que conquistou TOP 1 Spotify Brasil com “Escrito nas estrelas” realiza show no Belvedere Beach Club_ Cantando com irreverência

Read More...
zzc | Planeta Country

 Zezé di Camargo será estrela da campanha de Outono/Inverno da EcoPower

Iniciativa oferece uma condição especial para o plano "Meu Solar Power Max", com carência de seis meses Cerca de 2%

Read More...
ZHEG Um Louco | Planeta Country

“Um Louco”, hit de Zé Henrique & Gabriel com Marília Mendonça, entra no Hot 100 da Billboard

Canção também disparou no Top 50 do Spotify Brasil nesta semana Nesta terça-feira (26), a música "Um Louco - Ao

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu