Pesquisa revela que 10 anos é a idade limite para influenciar as crianças musicalmente

In MUSICA
Pesquisa revela que 10 anos é a idade limite para influenciar as crianças musicalmente 41
  • Os resultados da pesquisa feita pela Deezer com 10.000 pessoas no Brasil, Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos fornecem uma visão fascinante do desejo e das táticas dos pais para moldar o gosto musical de seis filhos;

  • 72% dos pais pesquisados em todo o mundo tentam influenciar ativamente os gostos musicais de seus filhos.

 

A melhor época para os pais no Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos influenciarem o gosto musical de seus filhos é antes dos 10 anos, de acordo com uma pesquisa do serviço de streaming de áudio global Deezer. A pesquisa internacional também revela que há um tempo de ouro para educar as crianças em diferentes gêneros e ampliar suas preferências mais tarde na vida.

 

A Deezer aliou uma pesquisa feita com 10.000 pais com filhos menores de 18 anos em cinco países a uma análise bibliográfica feita pelo Dr. Hauke Egermann, do Departamento de Música da Universidade de York. Na pesquisa, 73% dos pais dos cinco países relatam que seus filhos reagem positivamente ao ouvir suas músicas favorita antes dos 10 anos. O estudo realizado pelo Dr. Egermann apoia essas descobertas e mostra que a idade principal que influencia os futuros gostos musicais das crianças é entre oito e dez anos.

 

Após a idade de 10 anos, as crianças tornam-se menos receptivas a gostar de gêneros não familiares. Apenas 9% dos pais com filhos adolescentes relataram respostas positivas ao tocar suas músicas favoritas para seus filhos, embora 21% dos entrevistados quisessem que seus filhos começassem a gostar de suas músicas entre 11 e 15 anos de idade.

 

O estudo da Deezer também mostra que a grande maioria dos pais deseja influenciar o gosto musical de seus filhos. Sete em cada dez entrevistados (72%) tentam fazer seus filhos curtirem suas músicas favoritas, enquanto 89% dos pais pesquisados acreditam que é importante ampliar os horizontes musicais dos pequenos. Quase um terço dos entrevistados (28%) colocou seus filhos para ouvir músicas que consideram culturalmente importantes. Segundo o Dr. Egermann isso pode ser benéfico para as crianças, já que a exposição a uma variedade maior de músicas está ligada, por meio de estudos acadêmicos anteriores, a resultados sociais positivos e maior aceitação à diversidade na vida adulta.  

 

Enquanto quase a metade dos pais (47%) prefere colocar para seus filhos músicas que remetam à sua própria infância, a maioria dos homens (75%) querem que seus filhos apreciem mais a “sua” música do que as mulheres (70%). Mas tentar demais parece não ser o caminho: a pesquisa revelou que ao compartilhar uma música com os filhos as mães (41%) relataram que tiveram melhores respostas que os pais (25%).

 

Em todo o mundo os pais usam uma variedade de táticas para influenciar o gosto musical de seus filhos. Isso inclui tocar músicas no carro “porque elas não podem escapar” ou dançar para deixar as faixas mais divertidas. Além disso, 56% levaram seus filhos a um evento de música ao vivo, como um concerto, show ou festival, com 16% considerando a ocasião perfeita para ajudar seus filhos a descobrir novas músicas.

 

Infelizmente, os fãs de heavy metal podem ter dificuldades para influenciar seus filhos com esse gênero, já que 21% declaram mais desafiador seus filhos aceitarem e relataram reações negativas. Em média, em todo o Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, o pop foi o gênero mais fácil para crianças (94% de reação positiva), com reações positivas a outros gêneros musicais, incluindo dance (91%), hip hop (91%) e rock (88%).

 

A pesquisa da Deezer mostra que os pais observaram reações diversas enquanto as crianças ouviam seu gênero favorito de música. A lista abaixo contém gêneros musicais que as crianças mais gostam de ouvir, divididos em cada mercado.

País

Os gêneros musicais favoritos dos pais que as crianças mais gostam

Brasil

Gospel (97%), Pop Brasileiro (96%), Rock (94%)

França

Pop (93%), Dance (92%), Easy Listening (89%)

Estados Unidos

Dance (93%), Pop (94%), Gospel (93%)

Reino Unido

Pop (95%), Rock (88%), Dança (88%)

Alemanha

Dança (91%), Pop (94%), Fácil de escutar (89%)

Deezer também descobriu a porcentagem de pais em cada país incentivando seus filhos a gostar da mesma música que eles:

País

Os pais influenciando ativamente o gosto musical de seus filhos

Brasil

85%

França

68%

Estados Unidos

75%

Reino Unido

72%

Alemanha

59%

Aurélien Hérault, diretor de pesquisa e dados da Deezer, diz: “É incrível ver que a esmagadora maioria dos pais quer compartilhar suas músicas favoritas com seus filhos. A boa música pode transcender o tempo, e acredito que ver nossos filhos curtindo as mesmas músicas que amamos nos aproxime ainda mais deles. Hoje, com o streaming, as pessoas têm  acesso fácil à música de todos os gêneros, o que facilita a vida de todos os pais do planeta que queiram compartilhar seus hits com seus pequenos”.

 

Hauke Egermann, da Universidade de York, diz: “As crianças têm uma boa ‘abertura’ à músicas novas, e isso significa que os pais têm um papel importante a desempenhar no desenvolvimento dos gostos musicais de seus filhos. No entanto, o tempo é essencial, pois a influência dos pais tende a ser mais eficaz durante o período crítico antes dos 10 anos, quando a puberdade começa. Durante a adolescência, os filhos são mais avessos às  escolhas de seus pais e são mais influenciados por seus colegas. Ao tocar para as crianças uma variedade de gêneros antes da puberdade, os tornam adultos mais abertos a outros tipos de músicas. . Os benefícios de ter um gosto mais amplo na música incluem a capacidade de gerenciar suas emoções de forma mais eficaz, socializar e se relacionar com os outros com mais facilidade, bem como ter uma melhor compreensão de outras culturas.”

 

Para celebrar essas descobertas, os editores do Deezer criaram playlists globais que apresentam faixas clássicas de diversos gêneros musicais para pais no Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido, um ponto de partida delicioso para desfrutar de algumas das músicas e bandas mais icônicas na música. Você pode acessar as playlists de “Childhood Tunes” aqui ou explorar os diversos canais de gêneros dentro da Deezer.

 

Para você que quer curtir com todos em casa, o plano Família da Deezer oferece seis perfis com um login, ajudando você a descobrir músicas para todos. Vá até www.deezer.com para descobrir mais.

 

A revisão analítica bibliográfica do Dr. Hauke Egermann está disponível para visualização aqui.

 

Sobre a Deezer
A Deezer conecta 14 milhões de fãs de música ativos mensalmente de todo o mundo com mais de 53 milhões de faixas. Disponível em 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo. A Deezer é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você. Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.
Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em Londres, Berlim, Miami, São Paulo e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web em deezer.com.

 
eComunica

You may also read!

Em clima apaixonado, Chitãozinho e Xororó lançam a música 'Imagina' 42

Em clima apaixonado, Chitãozinho e Xororó lançam a música ‘Imagina’

Encerrando o mais recente projeto da dupla Chitãozinho e Xororó  — o EP Tempo de Romance —, a faixa está

Read More...
Guilherme e Benuto divulgam a música "Cheiro de saudade" 43

Guilherme e Benuto divulgam a música “Cheiro de saudade”

Guilherme e Benuto divulgaram, nesta sexta-feira (25), no Youtube, mais uma música do DVD "Drive In 360". "Cheiro de

Read More...
#1 em alta no YouTube  Zé Neto e Cristiano lança música “Alô Ambev” 44

#1 em alta no YouTube Zé Neto e Cristiano lança música “Alô Ambev”

Zé Neto e Cristiano acabam de lançar a música “Alô Ambev”!  O videoclipe inédito da canção também está disponível

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu