Deezer desenvolve ferramenta pioneira para detecção de conteúdo explícito em letras de músicas

In MUSICA
deezer | Planeta Country

Utilizando Inteligência Artificial e machine learning, a ferramenta criada identifica as palavras-chaves e o local em que aparecem nas músicas

Uma das maneiras mais simples, e também mais correta, de classificar uma canção como explícita ou não é avaliar se ela possui linguagem pesada (palavrões, menciona violência, uso/nome de drogas, entre outros). Mas o que fazer se você não tem acesso às letras das músicas? Isso pode se tornar um trabalho demorado e exaustivo. Pensando em maneiras de facilitar esse processo, a Deezer desenvolveu o Keyword Spotting System, ferramenta que utiliza Inteligência Artificial e machine learning para identificar palavras-chaves explícitas, e também o momento em que aparecem, a partir do vocal de uma música, conseguindo fazer uma classificação automatizada.

Para alcançar esse resultado, a Deezer integrou o Keyword Spotting System à uma outra ferramenta desenvolvida, o Spleeter, que consegue separar cada parte presente em uma músical – vocal, bateria, guitarra, entre outros. Além disso, a streamer também treinou o Keyword Spotting System em relação a diferentes tipos de músicas e ao seu conteúdo, de forma a obter uma ferramenta bem balanceada. O sistema, apesar dos ótimos resultados obtidos, ainda necessita de uma análise humana, porém serve como um grande facilitador no processo de categorização de músicas a partir do vocal.

Confira aqui o artigo de Manuel Moussallam, Diretor de Pesquisa da Deezer, com mais informações sobre o Keyword Spotting System.

Sobre a Deezer

A Deezer conecta 16 milhões de fãs de música ativos mensalmente de todo o mundo com mais de 56 milhões de faixas. Disponível em 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo. A Deezer é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você. Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.

Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlin, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web em deezer.com

 
   

 

 

Marina Kaiser

You may also read!

Adriana Sanchez 3 credito Andre Hirae | Planeta Country

Com clássicos de Luiz Gonzaga, Adriana Sanchez apresenta a turnê “Vira e Mexe”

– Próximos shows acontecem em São José dos Campos, Ribeirão Preto e Franca (SP), de 29 a 31/03 – Com

Read More...
kl | Planeta Country

Kart Love lança primeira parte do projeto “Pelos Bares do Brasil” com participação especial de Lauana Prado

Cantor vai passar por diversas cidades do país e contará participações especiais O cantor Kart Love acaba de lançar a

Read More...
gl Easy Resize.com | Planeta Country

Buteco BH terá a sua última edição, com atrações inéditas.

A capital mineira se prepara para receber um dos eventos mais aguardados do ano, no dia 20 de abril

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu