Dia do Sertanejo 03 de Maio

In MUSICA
Dia do Sertanejo 03 de Maio 41

O Gênero Sertanejo atravessou décadas, conquistou gerações e atualmente nunca esteve tão em evidência tanto dentro, quanto fora do Brasil. Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão  brasileiro e se espalharam por todo o Brasil.

 

O “Dia do Sertanejo” (03 de Maio) começou a ser comemorado a partir da década de 60, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Quatro anos mais tarde, Geraldo Meireles, o “Marechal da Música Sertaneja”, levou a dupla Tonico & Tinoco para se apresentar na cidade, e propôs que os violeiros passassem a se encontrar todo ano em uma mesma data, para que pudesse ser instituído o “Dia do Sertanejo”.

 
Dia do Sertanejo 03 de Maio 42
Tonico e Tinoco
 
Artistas como Milionário & José Rico, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Trio Parada Dura, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, Chrystian & Ralf, João Paulo & Daniel, Chico Rey & Paraná, João Mineiro & Marciano, Gian & Giovani, Rick & Renner, Gilberto & Gilmar, Roberta Miranda, entre outros começavam a se despontar com canções românticas.
 
Foi a partir deste momento, que a música sertaneja deixou de ser apenas uma forma de mostrar lindas canções que retratavam a humildade e história do homem do sertão, para chamar a atenção de empresários, investidores que viram na música uma forma de ganhar dinheiro com, o então, “Sertanejo Universitário”. Neste momento o Sertanejo viveu sua escalada em termos de organização e investimentos, e se transformaram em mega eventos a cada novo show.
 
Em uma nova fase da música sertaneja, surgiram nomes como Guilherme & Santiago, Bruno & Marrone, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Victor & Leo, Fernando & Sorocaba,João Neto & Frederico, Gusttavo Lima, Luan Santana, nosso eterno Cristiano Araújo, Paula Fernandes, Michel Teló, entre outros artistas ganharam força e são destaques no mercado nacional e internacional.
 
Hoje em dia, o sertanejo romântico voltou ao topo, assim destacaram duplas como Henrique & Juliano, Marcos & Belutti e Jads & Jadson, que também faz grande sucesso com o sertanejo bruto, não deixando de lado a viola caipira. Também temos um sertanejo mais voltado para o estilo pop, como o cantor Lucas Lucco e a dupla Bruninho & Davi. Além do sertanejo universitário que fizeram duplas serem conhecidas em todo território nacional como Pedro Paulo & Alex, Bruno & Barretto, Zé Neto & Cristiano, Thaeme & Thiago, Humberto & Ronaldo, Matheus & Kauan, Henrique & Diego, entre outras.
 
Outro fator que ganhou destaque nos últimos tempos, foi o destaque das mulheres no cenário sertanejo. Cantoras como Maiara & Maraísa, Marília Mendonça, Simone & Simaria, Paula Mattos, Naiara Azevedo, e etc.
 
É fato que a música sertaneja, assim como tudo na sociedade, ao longo dos anos, foi se transformando. E, com isso, novos estilos foram inseridos ao som, muitos deles para agradar o consumismo do próprio público que também se transformou. E, nos próximos anos, a tendência é que o estilo siga mudando, se “atualizando”, porém, a essência e a raiz do estilo sertanejo, de décadas, estão cravadas na história, e faz parte da geração de cada um.
 
 Diego Vivan

You may also read!

Gusttavo Lima faz show inédito no tecnológico ZoOme Hall at Teatro B32 43

Gusttavo Lima faz show inédito no tecnológico ZoOme Hall at Teatro B32

Apresentação terá público virtual e acontecerá na casa de eventos do icônico Edifício Birmann 32, em São Paulo No próximo

Read More...
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA UMUSIC STORE O BOX DELUXE "NOSSA HISTÓRIA", DE SANDY E JUNIOR, COM ITENS COLECIONÁVEIS DA MAIOR TURNÊ NACIONAL DE 2019 44

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA UMUSIC STORE O BOX DELUXE “NOSSA HISTÓRIA”, DE SANDY E JUNIOR, COM ITENS COLECIONÁVEIS DA MAIOR TURNÊ NACIONAL DE 2019

Os irmãos presenteiam os fãs com um item indispensável nas coleções dos mais apaixonados A Universal Music e a dupla

Read More...
Adriana Sanchez leva o bom do sertanejo para o programa "Luar do Sertão" 45

Adriana Sanchez leva o bom do sertanejo para o programa “Luar do Sertão”

Padre Paulinho e Wanessa Ferreira comandam mais uma edição do "Luar do Sertão", nesta terça-feira (04/05), às 19h30, na TV Aparecida. A

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu