Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock

In ATUALIDADES
Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock 41

13 de julho é dia de Rock e de Sertanejo também

Os dois gêneros musicais, que parecem totalmente diferentes, tem mais conexão do que muitos imaginam. Richard Martin, cantor e compositor brasileiro reconhecido internacionalmente, fala sobre composições inspiradas no country e rock

Seria coincidência o dia internacional do rock ser no mesmo dia do cantor e compositor de música sertaneja? Nem tanto! Para quem não sabe, 13 de julho, é a data escolhida para comemorar os diferentes estilos musicais. Mas não é apenas isso que conecta o rock ao sertanejo.

O rock’n’roll, surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e foi moldado através de múltiplas influências já predominantes da época. Inclusive, muitos pesquisadores dizem que o country norte-americano foi uma de suas inspirações.

No Brasil não foi diferente. Um dos percursores do rock no país foi o compositor brasileiro, Zé Rodrix. O cantor e sua banda compunham canções inspiradas em influências regionais, tropicalistas e no folk e country. Algumas de suas canções que fizeram sucesso foram “Blue Riviera” e “Os anos 60”.

No entanto, ainda que os gêneros estejam associados, é muito comum a rivalidade entre os públicos. A principal diferença entre eles está na maneira mais eclética do sertanejo, de caráter popular, que vende a ideia mais inocente, caipira, romântica e universitária, já os rockeiros com a personalidade forte formado por grupos mais nichados e cheios de atitude.

O cantor e compositor Richard Martin, brasileiro e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, se mudou para Nashville, aos 23 anos, em busca de expandir a sua música e ser referência entre os dois países e estilos musicais. O artista, é dono de composições inspiradas no country e rock e sonha tornar possível a união desses dois estilos:

“Minhas composições são uma mistura da energia do Rock com algumas das temáticas sertanejas. Meu propósito sempre foi agradar a todos os estilos e gostos musicais, sem preconceito. É um desafio e tanto, mas ao meu ver, a música precisa nos unir e não nos distanciar”, comenta ele.

Martin, que até o final de junho representava um pouco do Rock em seu visual e cabelo longo, ainda traduz essa identidade e personalidade em suas redes sociais. No Instagram, seus mais de 28 mil seguidores brasileiros e americanos, se dividem entre os variados estilos musicais. Tão ecléticos quanto suas músicas.

O público sertanejo tem se mostrado cada vez mais disposto a “dançar conforme a música”. O gênero já passou por algumas fases e transições, desde o caipira, por volta de 1929, ao universitário de hoje em dia, que conta um pouco mais sobre a história de relacionamento entre casais.

Richard Martin revela ser apaixonado pelas canções sertanejas do Brasil e, inclusive, possuir a influência de nomes conhecidos como Jorge e Mateus e Fernando e Sorocaba. A primeira dupla, inclusive, tem investido cada vez mais no rock como referencial e explorado o uso de guitarras em seus arranjos.

O cantor também fala sobre a escolha do seu produtor musical, Neto Schaefer, influenciada pela música brasileira: “Eu ouvia as músicas do Jorge e Mateus, Gustavo Mioto, entre outros artistas sertanejos, e logo procurei descobrir quem as produzia.
 
Passei a admirar o trabalho do Neto depois disso, pois era exatamente o que eu buscava – influências latinas sem perder a energia do rock e intensidade, que pode fazer o público dançar, sorrir ou chorar. Trabalhar aliado a um profissional com o talento dele é um marco na minha carreira e espero que seja na dele também”.

Ainda no mês de julho, o EP de Richard estará completo e disponível em todas as plataformas digitais, composto por seis faixas, todas gravadas em inglês, de autoria própria que retratam bem a diversidade e forte influência de diferentes nacionalidades e culturas.

Confira o seu trabalho no site: http://rmartinmusic.com/

Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock 42
Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock
 
Nascido em São Paulo, Brasil, o cantor Richard Martin foi introduzido ao meio da música ainda criança. Durante o colegial, participou de algumas bandas e teve a oportunidade de desenvolver o seu talento com o apoio de seus pais.
 
Em busca de tornar o seu grande sonho possível, foi para os Estados Unidos. Aos 22 anos, uma nova mudança, dessa vez para Nashville, a cidade da música country, onde o cantor enxergou a oportunidade e alcançou inspiração para conquistar o mundo através de suas canções.

Twitter: http://twitter.com/RichMartinMusic

Spotify: http://open.spotify.com/artist/1hXeGqN1RAQz5w8w43N2F7

Soundcloud: http://soundcloud.com/richard-martinmusic

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Agência A+

You may also read!

Jefferson Moraes retorna ao Villa Country para show especial nesta quinta-feira, dia 30 de Junho 43

Jefferson Moraes retorna ao Villa Country para show especial nesta quinta-feira, dia 30 de Junho

Apresentação terá um esquenta inédito reunindo Villa Country Band e outros nomes da música O Villa Country é sempre assertivo em suas

Read More...
Com shows de Leonardo e Bruno e Marrone, turnê Cabaré chega a UZNA em Sorocaba 44

Com shows de Leonardo e Bruno e Marrone, turnê Cabaré chega a UZNA em Sorocaba

Turnê de sucesso dos artistas sertanejos reúne diversos sucessos e os ingressos já estão à venda   Uma das turnês de

Read More...
No comando do Arena Brahma, Paulo Vieira fala sobre o novo programa e suas diversas facetas: 'Onde tem o povo, eu estou' 45

No comando do Arena Brahma, Paulo Vieira fala sobre o novo programa e suas diversas facetas: ‘Onde tem o povo, eu estou’

Artista estreou na apresentação do programa neste ano. Segundo episódio da temporada vai ao ar nesta terça-feira, com Gizelly

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu