Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock

In ATUALIDADES
4a | Planeta Country

13 de julho é dia de Rock e de Sertanejo também

Os dois gêneros musicais, que parecem totalmente diferentes, tem mais conexão do que muitos imaginam. Richard Martin, cantor e compositor brasileiro reconhecido internacionalmente, fala sobre composições inspiradas no country e rock

Seria coincidência o dia internacional do rock ser no mesmo dia do cantor e compositor de música sertaneja? Nem tanto! Para quem não sabe, 13 de julho, é a data escolhida para comemorar os diferentes estilos musicais. Mas não é apenas isso que conecta o rock ao sertanejo.

O rock’n’roll, surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e foi moldado através de múltiplas influências já predominantes da época. Inclusive, muitos pesquisadores dizem que o country norte-americano foi uma de suas inspirações.

No Brasil não foi diferente. Um dos percursores do rock no país foi o compositor brasileiro, Zé Rodrix. O cantor e sua banda compunham canções inspiradas em influências regionais, tropicalistas e no folk e country. Algumas de suas canções que fizeram sucesso foram “Blue Riviera” e “Os anos 60”.

No entanto, ainda que os gêneros estejam associados, é muito comum a rivalidade entre os públicos. A principal diferença entre eles está na maneira mais eclética do sertanejo, de caráter popular, que vende a ideia mais inocente, caipira, romântica e universitária, já os rockeiros com a personalidade forte formado por grupos mais nichados e cheios de atitude.

O cantor e compositor Richard Martin, brasileiro e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, se mudou para Nashville, aos 23 anos, em busca de expandir a sua música e ser referência entre os dois países e estilos musicais. O artista, é dono de composições inspiradas no country e rock e sonha tornar possível a união desses dois estilos:

“Minhas composições são uma mistura da energia do Rock com algumas das temáticas sertanejas. Meu propósito sempre foi agradar a todos os estilos e gostos musicais, sem preconceito. É um desafio e tanto, mas ao meu ver, a música precisa nos unir e não nos distanciar”, comenta ele.

Martin, que até o final de junho representava um pouco do Rock em seu visual e cabelo longo, ainda traduz essa identidade e personalidade em suas redes sociais. No Instagram, seus mais de 28 mil seguidores brasileiros e americanos, se dividem entre os variados estilos musicais. Tão ecléticos quanto suas músicas.

O público sertanejo tem se mostrado cada vez mais disposto a “dançar conforme a música”. O gênero já passou por algumas fases e transições, desde o caipira, por volta de 1929, ao universitário de hoje em dia, que conta um pouco mais sobre a história de relacionamento entre casais.

Richard Martin revela ser apaixonado pelas canções sertanejas do Brasil e, inclusive, possuir a influência de nomes conhecidos como Jorge e Mateus e Fernando e Sorocaba. A primeira dupla, inclusive, tem investido cada vez mais no rock como referencial e explorado o uso de guitarras em seus arranjos.

O cantor também fala sobre a escolha do seu produtor musical, Neto Schaefer, influenciada pela música brasileira: “Eu ouvia as músicas do Jorge e Mateus, Gustavo Mioto, entre outros artistas sertanejos, e logo procurei descobrir quem as produzia.
 
Passei a admirar o trabalho do Neto depois disso, pois era exatamente o que eu buscava – influências latinas sem perder a energia do rock e intensidade, que pode fazer o público dançar, sorrir ou chorar. Trabalhar aliado a um profissional com o talento dele é um marco na minha carreira e espero que seja na dele também”.

Ainda no mês de julho, o EP de Richard estará completo e disponível em todas as plataformas digitais, composto por seis faixas, todas gravadas em inglês, de autoria própria que retratam bem a diversidade e forte influência de diferentes nacionalidades e culturas.

Confira o seu trabalho no site: http://rmartinmusic.com/

49 | Planeta Country
Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock
 
Nascido em São Paulo, Brasil, o cantor Richard Martin foi introduzido ao meio da música ainda criança. Durante o colegial, participou de algumas bandas e teve a oportunidade de desenvolver o seu talento com o apoio de seus pais.
 
Em busca de tornar o seu grande sonho possível, foi para os Estados Unidos. Aos 22 anos, uma nova mudança, dessa vez para Nashville, a cidade da música country, onde o cantor enxergou a oportunidade e alcançou inspiração para conquistar o mundo através de suas canções.

Twitter: http://twitter.com/RichMartinMusic

Spotify: http://open.spotify.com/artist/1hXeGqN1RAQz5w8w43N2F7

Soundcloud: http://soundcloud.com/richard-martinmusic

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Agência A+

You may also read!

cs1 | Planeta Country

Luan Pereira e Lauana Prado dão um gás na curtição do Circuito Sertanejo

Artistas em ascensão no universo sertanejo são parceiros de Engov no Ribeirão Rodeo Music, com um público estimado de

Read More...
hr Easy Resize.com  2 | Planeta Country

TOP 1 nas plataformas, Humberto & Ronaldo registram video clipe futurista do hit “Romance”

"MTG Quero Te Encontrar" ultrapassa a marca de 470 milhões de streams gerais, além de se manter em primeiro

Read More...
Marcos e Vinicius | Planeta Country

Marcos e Vinicius estreiam com o CD “Forró no 220”

Dupla já é destaque nas redes sociais! A dupla forrozeira Marcos e Vinícius é destaque nas redes sociais e agora

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu