Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock

In ATUALIDADES
Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock 41

13 de julho é dia de Rock e de Sertanejo também

Os dois gêneros musicais, que parecem totalmente diferentes, tem mais conexão do que muitos imaginam. Richard Martin, cantor e compositor brasileiro reconhecido internacionalmente, fala sobre composições inspiradas no country e rock

Seria coincidência o dia internacional do rock ser no mesmo dia do cantor e compositor de música sertaneja? Nem tanto! Para quem não sabe, 13 de julho, é a data escolhida para comemorar os diferentes estilos musicais. Mas não é apenas isso que conecta o rock ao sertanejo.

O rock’n’roll, surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e foi moldado através de múltiplas influências já predominantes da época. Inclusive, muitos pesquisadores dizem que o country norte-americano foi uma de suas inspirações.

No Brasil não foi diferente. Um dos percursores do rock no país foi o compositor brasileiro, Zé Rodrix. O cantor e sua banda compunham canções inspiradas em influências regionais, tropicalistas e no folk e country. Algumas de suas canções que fizeram sucesso foram “Blue Riviera” e “Os anos 60”.

No entanto, ainda que os gêneros estejam associados, é muito comum a rivalidade entre os públicos. A principal diferença entre eles está na maneira mais eclética do sertanejo, de caráter popular, que vende a ideia mais inocente, caipira, romântica e universitária, já os rockeiros com a personalidade forte formado por grupos mais nichados e cheios de atitude.

O cantor e compositor Richard Martin, brasileiro e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, se mudou para Nashville, aos 23 anos, em busca de expandir a sua música e ser referência entre os dois países e estilos musicais. O artista, é dono de composições inspiradas no country e rock e sonha tornar possível a união desses dois estilos:

“Minhas composições são uma mistura da energia do Rock com algumas das temáticas sertanejas. Meu propósito sempre foi agradar a todos os estilos e gostos musicais, sem preconceito. É um desafio e tanto, mas ao meu ver, a música precisa nos unir e não nos distanciar”, comenta ele.

Martin, que até o final de junho representava um pouco do Rock em seu visual e cabelo longo, ainda traduz essa identidade e personalidade em suas redes sociais. No Instagram, seus mais de 28 mil seguidores brasileiros e americanos, se dividem entre os variados estilos musicais. Tão ecléticos quanto suas músicas.

O público sertanejo tem se mostrado cada vez mais disposto a “dançar conforme a música”. O gênero já passou por algumas fases e transições, desde o caipira, por volta de 1929, ao universitário de hoje em dia, que conta um pouco mais sobre a história de relacionamento entre casais.

Richard Martin revela ser apaixonado pelas canções sertanejas do Brasil e, inclusive, possuir a influência de nomes conhecidos como Jorge e Mateus e Fernando e Sorocaba. A primeira dupla, inclusive, tem investido cada vez mais no rock como referencial e explorado o uso de guitarras em seus arranjos.

O cantor também fala sobre a escolha do seu produtor musical, Neto Schaefer, influenciada pela música brasileira: “Eu ouvia as músicas do Jorge e Mateus, Gustavo Mioto, entre outros artistas sertanejos, e logo procurei descobrir quem as produzia.
 
Passei a admirar o trabalho do Neto depois disso, pois era exatamente o que eu buscava – influências latinas sem perder a energia do rock e intensidade, que pode fazer o público dançar, sorrir ou chorar. Trabalhar aliado a um profissional com o talento dele é um marco na minha carreira e espero que seja na dele também”.

Ainda no mês de julho, o EP de Richard estará completo e disponível em todas as plataformas digitais, composto por seis faixas, todas gravadas em inglês, de autoria própria que retratam bem a diversidade e forte influência de diferentes nacionalidades e culturas.

Confira o seu trabalho no site: http://rmartinmusic.com/

Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock 42
Richard Martin fala sobre composições inspiradas no country e rock
 
Nascido em São Paulo, Brasil, o cantor Richard Martin foi introduzido ao meio da música ainda criança. Durante o colegial, participou de algumas bandas e teve a oportunidade de desenvolver o seu talento com o apoio de seus pais.
 
Em busca de tornar o seu grande sonho possível, foi para os Estados Unidos. Aos 22 anos, uma nova mudança, dessa vez para Nashville, a cidade da música country, onde o cantor enxergou a oportunidade e alcançou inspiração para conquistar o mundo através de suas canções.

Twitter: http://twitter.com/RichMartinMusic

Spotify: http://open.spotify.com/artist/1hXeGqN1RAQz5w8w43N2F7

Soundcloud: http://soundcloud.com/richard-martinmusic

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Agência A+

You may also read!

Feijoada e MPB são destaques do "Sabor de Vida" deste domingo 43

Feijoada e MPB são destaques do “Sabor de Vida” deste domingo

O "Sabor de Vida" que vai ao ar neste domingo (17/10), às 13h, vai entrar no clima carioca. Padre

Read More...
Terra da Padroeira destaca o quadro "Debulhando a viola" a tradição da  dança "Fandango de Tamanco" 44

Terra da Padroeira destaca o quadro “Debulhando a viola” a tradição da dança “Fandango de Tamanco”

Neste domingo (17/10), às 9h, o Terra da Padroeira recebe no palco da TV Aparecida atrações de ritmos e estilos ecléticos.

Read More...
Exponeja 2021 terá mais de 150 horas de conteúdo gratuito sobre música música 45

Exponeja 2021 terá mais de 150 horas de conteúdo gratuito sobre música música

Com mais de 200 palestrantes, em quase 30 dias de evento e 150 horas de conteúdo sobre música, a

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu