TV Aparecida se mobiliza na cobertura da Festa de Nossa Senhora d’Ajuda, na Bahia

In TV e FAMOSOS
TV Aparecida se mobiliza na cobertura da Festa de Nossa Senhora d'Ajuda, na Bahia 41

Na sexta-feira (14/08) e sábado (15/08), a TV Aparecida terá uma equipe na Bahia para a cobertura da Festa de Nossa Senhora d’Ajuda, com reportagens e links nos programas da emissora.

O evento é realizado no primeiro Santuário Mariano do Brasil, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA), e que este ano completa 470 anos.   

Anualmente a festa é iniciada com a novena e tem como ápice a procissão e a missa solene no dia em que se celebra Nossa Senhora d’Ajuda. Porém, esta tradição neste ano será restrita devido a pandemia. 

Na cobertura realizada pela TV Aparecida na sexta-feira, dia 14, serão feitos links direto do local, dentro dos programas “Família dos Devotos”, às 10h, “Central da Esperança”, às 13h, e “Santa Receita”, às 15h30. 

Já no sábado (15/08), às 10h, links serão exibidos no programa “Sábado no Santuário” e ainda haverá a transmissão da Missa da Festa de Nossa Senhora D’Ajuda, às 18h.  

Na equipe enviada à Bahia estão o diretor de programação e apresentador, o Missionário Redentorista, Irmão Alan Patrick Zuccherato, a repórter Camila Morais, o diretor Paulo Marques e o cinegrafista João Éder.  

TV Aparecida se mobiliza na cobertura da Festa de Nossa Senhora d'Ajuda, na Bahia 42 TV Aparecida se mobiliza na cobertura da Festa de Nossa Senhora d'Ajuda, na Bahia 43

O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda é administrado pelos Missionários Redentoristas da Vice-Província da Bahia. Em virtude da pandemia, neste ano a novena vem sendo realizada de forma virtual pelo Santuário, desde o dia 06 de agosto, assim como acontecerá na celebração da festa no dia 15.  

Sobre o Santuário de Nossa Senhora D´Ajuda 

Em 1549, na comitiva de Tomé de Sousa chegaram às terras brasileiras os cinco jesuítas pioneiros e ergueram a primeira capela dedicada a Nossa Senhora D´Ajuda, dando origem ao primeiro Santuário mariano do Brasil. Ao redor da capela surgiu um povoado. Conta a história que o povo sofria por falta de água potável. Mas as orações dirigidas à Mãe de Deus surtiram efeito e atrás da capela, na encosta, brotou água de boa qualidade que até hoje nunca faltou.  

Inicialmente a capela era muito simples, com o altar móvel, o crucifixo e a imagem de Nossa Senhora trazidos de Portugal. Em 1722 foi substituída pela atual igreja de pedra e cal que, mesmo com as diversas reformas, conserva o antigo altar com a histórica e milagrosa imagem de Nossa Senhora D’Ajuda. 

O pequeno Santuário e toda a parte central do distrito são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

Nesta época do ano, mais especificamente no dia 15 de agosto, é comemorada a grande Festa de Nossa Senhora D’Ajuda, momento em que toda a comunidade local se reúne no Santuário com devotos de várias localidades do Brasil. 

 

Vera Jardim

You may also read!

Feijoada e MPB são destaques do "Sabor de Vida" deste domingo 44

Feijoada e MPB são destaques do “Sabor de Vida” deste domingo

O "Sabor de Vida" que vai ao ar neste domingo (17/10), às 13h, vai entrar no clima carioca. Padre

Read More...
Terra da Padroeira destaca o quadro "Debulhando a viola" a tradição da  dança "Fandango de Tamanco" 45

Terra da Padroeira destaca o quadro “Debulhando a viola” a tradição da dança “Fandango de Tamanco”

Neste domingo (17/10), às 9h, o Terra da Padroeira recebe no palco da TV Aparecida atrações de ritmos e estilos ecléticos.

Read More...
Exponeja 2021 terá mais de 150 horas de conteúdo gratuito sobre música música 46

Exponeja 2021 terá mais de 150 horas de conteúdo gratuito sobre música música

Com mais de 200 palestrantes, em quase 30 dias de evento e 150 horas de conteúdo sobre música, a

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu