Na intersecção do folk americano com a viola caipira de raiz brasileira, Carlos Gayotto lança seu álbum Realize

In LANÇAMENTOS
Carlos Gayotto Foto Caroline Curti | Planeta Country

Artista multiplataforma, Carlos Gayotto traz a viola caipira para o folk em seu novo álbum

Carlos Gayotto, compositor e cineasta que dedica sua vida à criação artística multiplataforma, lança seu segundo álbum, Realize, em um encontro inédito entre a música sertaneja produzida no Brasil – gênero musical mais popular no país, dominando as paradas por mais de 20 anos, com raízes na música folclórica executada nas regiões rurais do Brasil na década de 1920 – com o folk norte-americano, fundindo os sons da guitarra elétrica, pedal still guitar e viola caipira. O resultado, também uma síntese de 11 anos de meditação Kriya Yoga, são 10 faixas – 3 em português, 1 instrumental e 6 em inglês – com arranjos orquestrais e forte influência cinematográfica.

 

Realize tem produção musical de Neymar Dias, um dos mais importantes orquestradores da música sertaneja, que trouxe suas influências do pai compositor de música caipira, do jazz e da música erudita, além de sua experiência com artistas como Inezita Barroso Nelson Aires, Tinoco, Monica Salmaso, Ivan Lins, Theo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari, Toninho Ferragutti, entre outros.

 

Após produzir, escrever e dirigir mais de dois mil filmes, a série MINIDocs – com mais de 60 artistas, onde dirigiu e entrevistou, entre outros, Ivan Lins, Anavitoria, Dani Black, Tiago Iorc, Renato Teixeira e Tim Bernardes – e compor para trilhas de dois curtas-metragens nos EUA, além de seu álbum de estreia Batista & Bando, de 2013, Gayotto teve seus esforços criativos recompensados, tendo recebido os prêmios Vivo Música que Transforma, em 2016, Santander Empreendedor Criativo, em 2013, Feel Good Film Festival, em 2010 e o iBest, em 2003.

Captura de tela 2021 05 19 122014 | Planeta Country

O time de músicos que o acompanhou é formado por alguns dos principais nomes da cena sertaneja. No pedal still guitar está Paulo Perin, multi-instrumentista, com raízes na música gaúcha do sul do país que trabalha há muitos anos com uma das mais aclamadas duplas sertanejas do país, Fernando & Sorocaba; com 30 anos de carreira e considerado o melhor banjo de 5 cordas do Brasil, Edson Moreira; o baterista Big Rabello, que já trabalhou com artistas como César Camargo Mariano, Romero Lubambo, Jorge & Mateus e Marília Mendonça; o compositor e produtor musical Tó Brandileone, que já trabalhou com muitos artistas, de Maria Beraldo a Jorge Dexler; e, fechando a escalação, uma orquestra de cordas com 9 violinos, 3 violas, 3 cellos e 1 contrabaixo, além do pianista Agenor de Lorenzi.

 

Realize será lançado em 14 de maio, no canal do artista no YouTube e todas faixas já chegam com um visualizer especial, onde a luz e o tempo são protagonistas e, junto a origamis que serão presenteados a quem fizer o pré save, formam o conceito visual com base nos relógios solares: “metaforizamos o trajeto cíclico da luz em nós mesmos, como endereços sombrios que precisam ser constantemente iluminados”, afirma o artista.  

 

Juntos, os 10 visualizers formam um média-metragem e apontam a uma narrativa única, que complementa a do álbum, trazendo a representação da passagem de luz no dia, em uma sequência pelas horas de um dia. “Iniciamos a primeira música com o nascimento do Sol e terminamos com o lusco fusco, quando a luz cai e chegamos ao fim do disco, em uma sequência de cenas”, explica Carlos Gayotto, com o olhar do cineasta.

 

“A câmera apresenta as imagens de um ponto de vista quase sempre único e fixo. Neste ato observacional e restrito, contemplamos o que está na tela, mas apenas presumimos o que está fora dela. O contexto de um personagem, ou até mesmo as suas reações, podem nos ser mostrados inteira ou parcialmente. Entre o que vemos e o que decidimos imaginar, deixamos a cargo da música preencher uma narrativa e seus significados, e não o contrário”, sintetiza.

 

Também estarão disponíveis na plataforma o encarte, assinado por Patty Black, inspirado na trajetória da luz, “… em uma tomada de consciência. O relógio nos recorda que não há tempo a perder”, completa.

 

https://www.youtube.com/channel/UCZWX1mKaRt5w4MfQTK1dACw/featured

https://carlosgayotto.com/

https://www.instagram.com/carlosgayotto/

https://open.spotify.com/artist/7pE3O9JhOMjmMxpvlSYqlH?si=IphkDlJ9QE2Jaf0GBNLLXQ

 

 

Alisson Schafascheck

You may also read!

btt Easy Resize.com | Planeta Country

Embaixadores César Menotti e Fabiano recebem convidados no lançamento da Festa do Peão de Barretos no Villa Country

Evento acontece nesta quinta, dia 18, na tradicional casa noturna paulistana  Um show inédito vai marcar o lançamento da 69ª

Read More...
Buteco BH | Planeta Country

Com atrações inéditas e ingressos esgotados, Buteco desembarca em BH para sua última edição

O festival promete uma despedida que vai entrar para a história dia 20 de abril no Mineirão Considerado um dos

Read More...
jmv Easy Resize.com | Planeta Country

Juan Marcus & Vinícius se apresentam em Goiânia/GO neste sábado, dia 20

A dupla apresenta os grandes clássicos do sertanejo e músicas do álbum “Festinha VIP” Assista ao projeto audiovisual  Juan Marcus e

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu