RÁDIO CULTURA BRASIL ESTREIA VIOLA, VIOLEIROS E CIA, COM A MÚSICA SERTANEJA TRADICIONAL E RENOVADA

In TV e FAMOSOS
RÁDIO CULTURA BRASIL ESTREIA VIOLA, VIOLEIROS E CIA, COM A MÚSICA SERTANEJA TRADICIONAL E RENOVADA 41

BRUNA VIOLA, MARY DE AS GALVÃO E JOSÉ HAMILTON RIBEIRO DO GLOBO RURAL SÃO ALGUNS DOS CONVIDADOS DO PROGRAMA DIÁRIO, APRESENTADO POR ALOISIO MILANI

RÁDIO CULTURA BRASIL ESTREIA VIOLA, VIOLEIROS E CIA, COM A MÚSICA SERTANEJA TRADICIONAL E RENOVADA 42

A Rádio Cultura Brasil estreia no próximo domingo, dia 5 de setembro, o Viola, Violeiros e Cia, que dará espaço, diariamente, ao repertório caipira e sertanejo. No ar das 6h às 7h, o programa vai tocar as músicas dos novos talentos e dos mestres da música caipira, junto a depoimentos, entrevistas e informações sobre o gênero. A apresentação é do jornalista Aloisio Milani, que integrou a produção do Viola, Minha Viola, da TV Cultura, e desenvolve projetos de preservação do acervo pessoal de Inezita Barroso.

Viola, Violeiros e Cia busca as diferentes matizes e vertentes da música de raiz feita a partir da viola e do cantar caipira. Nessa trilha violeira, a busca é juntar o repertório tradicional que foi feito pelos patriarcas do gênero – como Raul Torres, Tonico e Tinoco, e Teddy Vieira -, os mestres violeiros e cantadores – como Tião Carreiro, Almir Sater, Inezita Barroso, As Galvão -, e as gerações atuais, que continuam a produzir em alta qualidade.

“O repertório feito com viola, violão, vozes e os instrumentos-irmãos no gênero mescla o que se ouvia nos rádios valvulados ou de pilha até os EPs hoje lançados nas plataformas digitais. Há uma troca de referências entre eles, inclusive. Atualmente, a viola também se mistura com ritmos modernos. Buscaremos a interface com a música raiz e todo esse campo instrumental que forma o panorama contemporâneo”, diz Aloisio Milani.

Para o diretor da Rádio Cultura Brasil, Alexandre Tondella, o programa dialoga com uma tradição da emissora. “A rádio já teve na faixa matutina Muibo Cury e Inezita Barroso. Isso tem a ver com nosso DNA. Essa faixa é importante para dialogarmos com a diversidade da música brasileira, nossa missão principal”, explica.

Na semana de estreia, artistas e personalidades dão depoimentos e indicam músicas com uma ligação com a história delas. Entre eles, Mary, da dupla As Galvão; José Hamilton Ribeiro, pesquisador de música caipira e jornalista do Globo Rural; Edna Barbosa, da dupla Irmãs Barbosa; Marta Barroso, filha de Inezita Barroso; Paulo Freire, violeiro; Roberto Correa, violeiro; Craveiro e Cravinho, uma das duplas veteranas; e Bruna Viola, violeira.

A história do Viola, Minha Viola também ganha um espaço na estreia. Áudios de gravações e encontros marcantes do acervo da televisão também estarão na rádio em um quadro exclusivo. Muitas músicas, inclusive, foram apresentadas de maneira inédita na TV e vão compor esse panorama musical caipira que será transmitido diariamente pela Rádio Cultura Brasil. É o caso de Boiada Cuiabana, com Mayck e Lyan, e Nelore Valente, com Daniel e Rick.

Para o mês de estreia, ainda será veiculado um quadro temático com um mapeamento atual da viola em São Paulo feito pelo professor e violeiro Ivan Vilela em dois discos lançados em 2018 e 2021. Também haverá espaço para histórias curiosas sobre os primeiros fonogramas de composições que viraram hits sertanejos, como Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira, e Seu Amor Ainda é Tudo, de Moacyr Franco.

A composição que gerou as vinhetas utilizadas no programa é do músico Neymar Dias. Inspirada no ritmos populares do instrumentos, Neymar imprimiu ingredientes modernos para o toque de viola. O músico tocou duas violas, um violão e um baixo elétrico ao compor a trilha inédita para a Rádio Cultura Brasil.

Viola, Violeiros e Cia.
Apresentação: Aloisio Milani
Diariamente, às 6h, na Rádio Cultura Brasil (FM 77,9, AM 1200 e app Cultura Digital)

 


 

 

cultura.uol.com.br
imprensa@tvcultura.com.br

You may also read!

Nova dupla Danilo e Davi lança canção inédita "Retrato Falado" 43

Nova dupla Danilo e Davi lança canção inédita “Retrato Falado”

Faixa marca apresentação dos sertanejos através do projeto "Prazer, Danilo e Davi"   É em clima de romance não correspondido que

Read More...
Zé Neto & Cristiano lança “TARJA PRETA” 44

Zé Neto & Cristiano lança “TARJA PRETA”

“Ministério da Sofrência” adverte, o uso deste EP pode causar dependência Cuidado com a Sofrência! Zé Neto e Cristiano iniciam

Read More...
Dupla lança projeto audiovisual “Cleber & Cauan No Rio Quente” com faixas que vão do bom humor ao romantismo 45

Dupla lança projeto audiovisual “Cleber & Cauan No Rio Quente” com faixas que vão do bom humor ao romantismo

Última parte do projeto destaca “Boca Ocupada”, faixa com participação de Matheus, da dupla com Kauan Após aquecerem o público

Read More...

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.

Mobile Sliding Menu