Seja Bem Vindo - 11/10/2024 18:18

Campanha AACD Teleton completa 25 anos de história em busca de mais engajamento na causa da pessoa com deficiência física

Uma das maiores campanhas de solidariedade multiplataforma do Brasil, realizada em parceria com o SBT, já deixou grande legado e quer continuar crescendo; objetivo é seguir colocando o tema inclusão na pauta e arrecadar fundos para os atendimentos realizados na Instituição

 

A Campanha AACD Teleton completa 25 anos de história e terá uma edição especial em 2022. Diversas atrações estão programadas para celebrar essa história de sucesso, que também segue com o desafio de aumentar o engajamento da sociedade, já que há uma queda significativa no número de doações de pessoas físicas nos últimos anos.

 

Além de colocar a causa da pessoa com deficiência física em pauta e levar para os lares brasileiros esse importante pilar de inclusão, o Teleton, de forma prática, já beneficiou muitas pessoas de diversas partes do País. O valor arrecadado ao longo da história permitiu cerca de 15 milhões de atendimentos e a construção de 10 unidades.

“Quando começamos essa trajetória, lá em 1998, a causa da pessoa com deficiência física não era prioritária. Claro que ainda precisamos evoluir muito, mas é fato que esse cenário mudou bastante, e tenho certeza de que essa visibilidade e os atendimentos realizados pela AACD a seus pacientes contribuíram significativamente. Hoje temas como inclusão e acessibilidade fazem parte do nosso dia a dia”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.

 

Em contraponto a esse legado, a Campanha AACD Teleton tem sofrido com a queda de doações de pessoas físicas nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia da Covid-19. Comparando ano passado com 2018, por exemplo, a queda é de aproximadamente 60% – o equivalente a mais de 80 mil atendimentos na AACD.

“Com a tabela do SUS congelada há 15 anos e essa diminuição das doações, temos enfrentado dificuldade para manter os cerca de 800 mil atendimentos que realizamos anualmente. Essa edição do Teleton pode ser um marco nessa recuperação, contamos com a solidariedade e o engajamento do povo brasileiro”, reforça Galvan.

Hoje, além das sete unidades de reabilitação, cinco oficinas ortopédicas e um hospital ortopédico, a AACD conta com cinco parcerias de cooperação técnica, o que permite a outras entidades da sociedade civil atender com seus protocolos, por meio de capacitação de profissionais, troca de expertise e acompanhamento constante.

 

Meta. Mais uma vez a meta da Campanha AACD Teleton será de R$ 30 milhões. “Desse montante, esperamos que pelo menos R$ 12 milhões venham de doações de pessoas físicas, algo que será fundamental para atingirmos nosso objetivo de arrecadação e não impactarmos negativamente nossos atendimentos para 2023. Observando a audiência do programa nos últimos anos chegamos à conclusão de que o potencial é muito maior. Por isso seguimos acreditando e temos confiança em, nesta edição, ter um maior número de doações da população”, diz Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.

 

“Iniciamos a campanha de doação a partir de hoje e o Pix, que estreou com sucesso ano passado, segue sendo uma forma simples e rápida de contribuir com qualquer valor”, complementa Brito.

 

Para este ano há duas chaves em que é possível doar qualquer valor via Pix: pelo e-mail doeteleton@aacd.org.br e pelo número (11) 94311-0144. Também dá para doar por meio do site.

 

O tradicional 0500, para quem quiser ligar e doar, estará disponível a partir de 26 de setembro: 0500 12345 05, para doar R$ 5, 0500 12345 20, para doar R$ 20, e 0500 12345 40, para doar R$ 40.

 

História de sucesso. A AACD está sempre em movimento e pretende seguir realizando o Teleton por muitos anos, para sempre colocar em evidência temas como inclusão, acessibilidade e combate ao capacitismo, além de continuar levando atendimento de qualidade e excelência para os brasileiros que mais precisam.

 

Nos últimos anos o Teleton tem permitido a efetivação de parcerias através do modelo de cooperação técnica. Hoje já são cinco no total: ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), de Maringá (PR), Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié, em Jequié (BA), Instituto Baiano de Reabilitação, em Salvador (BA), Associação de Reabilitação da Criança Deficiente, em São José do Rio Preto (SP), e Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, em Poços de Caldas (MG).

 

“Estamos orgulhosos de, mesmo em um cenário de dificuldade econômica, seguirmos trabalhando para que mais pessoas pelo Brasil tenham acesso ao atendimento com nosso padrão de qualidade. Temos outras conversas em andamento com instituições de diversas partes do país, e precisamos de um Teleton bem-sucedido para efetivarmos novas parceiras no ano que vem”, declara a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.

 

Diversas atrações. Para celebrar os 25 anos e buscar mais engajamento da sociedade, várias atrações estão programadas. No último dia 12, foi realizado o Ballet Giselle, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no Teatro Alfa, em São Paulo, em evento exclusivo para os parceiros do Teleton.

 

Já no dia 5 de Outubro, será realizado um evento inédito: a Noite Solidária AACD Teleton 25 Anos, a partir das 19h, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Quem for ao evento irá acompanhar ao vivo Zezé Di Camargo & Luciano e as participações especiais de Daniel, Gian & Giovani e Edson & Hudson. 100% do valor arrecadado será revertido à AACD – os ingressos já estão à venda neste link.

 

Já em 18 de outubro, durante a coletiva de imprensa do Teleton, que será realizada no SBT, haverá o lançamento de “Laços de Gratidão”, projeto voluntário de memória institucional concebido pela agência CDI Comunicação que trará, em formato de livro, os principais momentos desses 25 anos de campanha, com depoimentos inéditos e exclusivos de grandes personalidades que já participaram do Teleton.

E o grande momento da campanha, como já é tradição, será o programa ao vivo diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo, em 4 e 5 de Novembro. Serão mais de 17 horas de programação ao vivo na TV e conteúdos exclusivos para a internet com participação de dezenas de artistas, incluindo atrações musicais.

 
Retorno especial. A edição deste ano contará com a volta da música “Depende de Nós”, de Ivan Lins, marco cultural da história do programa. Essa canção tema marcou os primeiros anos do Teleton.

“Essa foi a canção que mais vezes foi tema do programa na TV. Existe uma memória afetiva das pessoas. A letra e a melodia provocam uma reflexão sobre a importância de ajudar quem precisa”, analisa a diretora do programa televiso Teleton, Norma Mantovanini.

 

Como já é tradicional, estarão no palco do Teleton grandes celebridades do Brasil — nomes da música, artistas, apresentadores, jornalistas, influenciadores e outros convidados especiais. Presenças confirmadas também dos padrinhos e madrinhas da campanha: os apresentadores Eliana e Celso Portiolli, do SBT, o cantor Daniel e a atriz Maísa.

 

Outra participação especial da edição de 2022 do Teleton é a paciente Nathália Lopes. Hoje com 29 anos, ela nasceu com deficiência física e ingressou na AACD com 2 meses de vida. Aos 4 anos, marcou presença no primeiro Teleton e, graças ao seu processo de reabilitação, permitiu ter uma vida plena, e é profissional bem-sucedida no mercado de trabalho. Ela volta à campanha nesta edição para contar a sua história.

Parceiros. Além das doações de pessoas físicas, a Campanha AACD Teleton tem importantes parceiros, engajados na causa da pessoa com deficiência física, que contribuem anualmente com a Instituição. Os principais já confirmados para a edição 2022 são: Assaí Atacadista, Bradesco, Brasilcap, Caedu, Droga Raia e Drogasil, Ekkogroup, Flora (com Neutrox e Minuano), Grupo Avenida, Hipercard, Nivea, Nova Fralda Turma da Mônica Baby e Bigfral, Riachuelo, Sodiê, Uninassau e 3 Corações.

“Temos muito orgulho dos nossos parceiros, comprometidos com o ESG, que estão conosco nessa empreitada. São mais de 250 ao longo da história. O Bradesco, por exemplo, marcou presença em todas as edições do Teleton, e muitos outros estiveram presentes conosco ao longo desses 25 anos como Votorantim, Assaí Atacadista, Riachuelo, Hipercard e Brasilcap”, destaca Brito.

Campanha AACD Teleton completa 25 anos de história em busca de mais engajamento na causa da pessoa com deficiência física

Como doar

PIX
doeteleton@aacd.org.br
(11) 94311-0144

Site

0500 (a partir de 26/09)
0500 12345 05 — Para doar R$ 5,00
0500 12345 20 — Para doar R$ 20,00
0500 12345 40 — Para doar R$ 40,00
– R$ 0,39 por minuto, chamadas terminais fixos + Impostos
– R$ 0,71 por minuto, chamadas terminais móveis + Impostos

Sobre a AACD. Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos — composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.

 

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.

 

Sobre o SBT. Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão. Considerado o canal da família brasileira, o SBT cobre 199 milhões de telespectadores e 67 milhões de lares. Atualmente conta com 118 emissoras em todo país, com 24 horas de programação diversificada, com participação de 10% na Grande São Paulo e 9% no Brasil. O complexo do SBT tem uma área total de 230.000m² com 74.000m² de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². O SBT é sucesso consolidado em programas de auditório, referência na produção de conteúdo infanto-juvenil, conta com jornalismo imparcial e de credibilidade, além de apostar no digital, com conteúdos exclusivos.

Fonte: Kantar IBOPE Media — Instar Analytics — Dados Domiciliares — (Shr%) — Grande São Paulo e Regiões Metropolitanas (15 Praças) — 24 Horas — Jan a Mar/22 / Atlas de Cobertura SBT Abr/2022.

 

Mais informações: CDI Comunicação 

Posts Recentes