Com ótimo nível técnico e participação, geração futuro do hipismo totalizando 248 conjuntos (cavalo x cavaleiro) de 13 Estados estiveram em pista na Sociedade Hípica de Brasília.
O final de semana, entre 13 e 16/7, foi agitado na Sociedade Hípica de Brasília com a disputa do Campeonato Brasileiro das categorias Mini-mirim (8 a 11 anos), a 1 metro, Pré-mirim (11 a 13 anos), 1.10 metro, e Escolas nas categorias Preliminar, 0.60 metro, e Principal, 0.80 metro. Na categoria Mini mirim foram 29 os conjuntos participantes, no Pré-mirim, 46, na série Escola Principal, 106, e Escola Preliminar, 77, totalizando 248 conjuntos vindos do Amazonas, Ceará, Goiás, Paraíba, Minas Gerias, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e é claro Brasília, Distrito Federal. A armação de pista esteve a cargo Cel. José Evandro Gervásio de Oliveira, do Rio de Janeiro.
João Malucelli Egoroff fatura o Campeonato Brasileiro Mini-mirim 2017
Foram 29 os conjuntos em pista dos quais quatro chegaram ao final da terceira e última prova habilitando-se ao desempate para decisão do título valendo a melhor aproximação ao tempo ideal 46 segundos. O jovem talento João Malucelli Egoroff, 10 anos, que vinha de bicampeonato paulista mini mirim 2016/2017, levou suas duas montarias ao desempate. Montando Sunshine, João que monta em Itu no interior paulista faturou o título brasileiro em mais um percurso sem faltas em 46s07 Já com Cor de Val, João zerou em 47s94 que lhe daria o 3º lugar no pódio, mas conforme a regra de um mesmo cavaleiro não poder ficar com mais de um cavalo entre os três primeiros, fechou em 4º lugar.
O vice-campeonato foi novamente para uma jovem representante de São Paulo, Maria Eduarda Botelho Rosa Viana com MC Fortuna Lutz que zerou em 45s32. Com mais uma ótima atuação, o sul matogrossense Rafael Machado Mariano e Luan fez pista limpa, mas computou um ponto por ficar mais de 3 segundos abaixo do tempo ideal.
Eduardo Coelho Barbara, o Dudu, sagra-se campeão brasileiro Pré-mirim 2017
Na categoria Pré-mirim largaram 46 conjuntos, dos quais oito chegaram a 3ª e última prova sem faltas levando a decisão do pódio a um emocionante desempate. Outros 13 conjuntos fecharam o campeonato com apenas um derrube. Ao final somente o paulista Eduardo Coelho Barbara, o Dudu, 13 anos, campeão do ranking brasileiro mini mirim 2016, voltou a zerar. Montando Quatour de Coutol, Dudu que treina no Clube Hípico de Santo Amaro em São Paulo, garantiu o título brasileiro com mais um percurso sem faltas em 39s99.
Já o vice-campeonato ficou com Lucas Gazzola Schinchariol apresentando Camberra Ipiranga, em 37s29, mas com uma falta. Também com um derrube em 37s81, Felipe Melo Siqueira Ferreira apresentando CS Watch garantiu a medalha de bronze. Todos por São Paulo.
Mizael Pereira Silva é o campeão brasileiro Escola Principal e Vinícius Pereira de Souza, campeão brasileiro Escola Preliminar
São duas as séries do Brasileiro de Escolas: Preliminar, 0.60 metro, e Principal, 0.80 metro, respectivamente, com participação de 106 e 77 conjuntos; A idade no Brasileiro de Escola é aberta. O nível técnico em ambas séries foi excelente com 19 conjuntos zerados ao final da terceira e última prova na série Preliminar e 18 sem faltas na Principal. O desempate para o título do campeonato se deu com tempo ideal (melhor aproximação), ou seja, sem correria de um desempate ao cronômetro.
Na série Principal, o título brasileiro ficou com o cavaleiro de São Paulo Vinícius Pereira de Souza com Jogo da Luz. Taina Guimarães Beze montando Samurai MN honrou Brasília com o vice-campeonato. Já a medalha de bronze coube a amazona paulista Gabriela de Oliveira Poli montando Flower.
Pelas cores de Goiás, Mizael Aguiar Pereira Silva com Equus Ville Golias Sijoco faturou o título brasileiro Escola Principal. Lara Ribeiro Santiago de Freitas com Acalei Joter foi vice, pela Federação Norte Riograndense de Hipismo, e o bronze foi para a brasiliense Marina Silva Fernandes apresentando Espaço Equestre Athena.
Placar das equipes
Na disputa por equipes, os Mini-mirins de São Paulo levaram ouro e na categoria Pré-mirim, os representantes de Santa Catarina foram os campeões. Já na séries Escolas, a nova geração do hipismo do Mato Grosso Sul faturou ouro na categoria Principal e na Preliminar, mais uma vitória para Santa Catarina. Confira aqui.
Conforme a tradição, mais uma vez, o cerimonial em Brasília foi perfeito com destaque para participação do Dragões da Independência na premiação. Apoiaram a competição Guabi Nutrição e Saúde Animal, Quality Hotel & Suites Brasília, Paper House Exclusive e Horse S.A.
Brasileiro Mini-mirim
Campeão João Malucelli Egoroff / Sunshine – FPH – 0 pp – 0/46s07
Vice Maria Eduarda Botelho Rosa Viana / MC Fortuna Lutz – FPH – 0 pp – 0/45s32
3º Rafael Machado Mariano / Luan – FSMH – 0 pp – 1/42s99
4º João Malucelli Egoroff / Cor de Val – FPH – 0pp – 0/47s94
5º Esther Pinheiro / SL Iluminada – FNEE – 4 pp
6º Henrique Dias Renno Silva / Oracle Tok – FHMG – 4 pp
Brasileiro Pré-mirim
Campeão Eduardo Coelho Barbara / Quatour de Coutol – FPH – 0 pp – 0/39s99
Vice Lucas Gazzola Schinchariol / Camberra Ipiranga – FPH – 0 pp – 4/37s39
3º Felipe Melo Siqueira Ferreira / CS Watch – FPH – 0 pp – 4/37s81
4º Pietra Carolina Bizzotto / Dona ML – FPH – 0 pp – 4/40s90
5º Kamila Massouh / Calei Dólar de Joter – FHBR – 0 pp – 4/46s43
6º Vinícius Pereira / Cavallus Bangkok – FHBR – 0 pp – 8/36s93
Brasileiro Escola Principal
Campeão Mizael Aguiar Pereira Silv / Equus Ville Golias Sijoco – FEHGO – pp
Vice Lara Ribeiro Santiago Freitas / Acalei Joter – FHRGH – 0 pp
3º Marina Silva Fernandes / Espaço Equestre Athena – FHBr – 0 pp
4º João Francisco de Assis Oliveira / Caytano JMen – FPrH – 0 pp
5º Giulia Gabriela Gonçalves Silva Jorge / Nativo – FEHGO – 0 pp
6º Camila Barros Vieira / SM Catiane RI – FHMG – 0 pp
Brasileiro Escola Preliminar
Campeão Vinícius Pereira de Souza / Jogo da Luz – FPH – 0 pp
Vice Taina Guimarães Beze / Samurai MN – FHBr – 0 pp
3º Gabriela de Oliveira Poli / Flower – FPH – 0 pp
4º Gabriela de Oliveira Poli / Nagana do Top – FPH – 0 pp
5º Bruno Alexandre / Princess Ventura do Anjo – FHBr – 0 pp
6º Ana Carolina Gondim / SB Jamaica Nice – FHBr – 0 pp
Resultado completo
Informações: imprensa@cbh.org.br ; camay@uol.com.br – Carola May