As unidades Alfredo Volpi e Maestro Juan Serrano oferecerão oficinas artísticas e de geração de renda, enquanto a unidade Oswald de Andrade recebe a peça “A Morta”, apresentada pela Cia. Aberta de Teatro
As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis, irão explorar diversas linguagens artísticas ao longo do mês de maio. Toda a programação é gratuita, com atividades presenciais e online.
OC OSWALD DE ANDRADE
Com inscrições até 1º de maio, a Oficina Surdos em Cena tem como objetivo estimular jovens e adultos surdos a produzirem teatro em Libras. Coordenada pela atriz Thais Pimpão e pelo professor de Libras Fábio De Sá, a Oficina pretende promover o acesso às práticas teatrais para a comunidade surda, contribuindo para que entendam o fazer teatral também como uma forma possível de comunicar, sensibilizar, entreter e manifestar diferentes assuntos. As aulas serão online e ocorrerão às quartas-feiras, das 10h30 às 13h, de 5 a 26 de maio.
As artes cênicas continuam em destaque na unidade, mas sob outro olhar com o Ciclo de Conversas “Mulheres e Cultura: perspectivas interdisciplinares”, que integra o processo de pesquisa e criação do espetáculo “Parque Industrial”, baseado no romance de Patrícia Galvão e que terá direção de Gilka Verana. O ciclo visa interseccionar o romance de Pagu com um panorama historiográfico relacionado à invisibilidade feminina na sociedade brasileira. Para participar do ciclo é necessário se inscrever até 07 de maio. Os debates serão transmitidos no Canal do YouTube das Oficinas Culturais às quartas e quintas-feiras, a partir das 19h. Os inscritos receberão o link para acompanhar. Confira o cronograma:
-
12/5 — Tema: Patrícia Galvão, um panorama
Convidada: Leda Cintra Castellan, publisher na Editora Cintra e crítica literária.
-
18/5 — Tema: Parque Industrial
Convidada: Thelma Guedes, escritora, roteirista e autora do livro Pagu: Literatura e Revolução.
-
19/5 — Tema: Destronando Cânones
Convidada: Amara Moira, escritora, professora de literatura e ativista brasileira.
-
25/5 -Tema: A militância feminina na década de 30
Convidada: Iracélli Alves, professora e historiadora, especialista nos estudos sobre feminismos e política no Brasil.
-
26/5 — Tema: Feminismo e literatura contemporânea
Convidada: Milena Britto, professora de literatura e cultura brasileira.