Seja Bem Vindo - 14/09/2024 00:10

Em entrevista a Piunti, Paraíso revela história triste da música “O Ipê e o prisioneiro”

Parceiro de composição de José Fortuna conta que o clássico foi inspirado no Carandiru

Assista a entrevista completa: 

Paraíso é cantor, compositor e produtor musical. Parceiro de dupla de Mococa, desde meados dos anos 1980, formou diversas duplas ao longo da carreira e chegou a formar dupla com Tião Carreiro. José Plinio, seu nome de batismo, transformou-se em Paraíso justamente por sugestão de Tião Carreiro. Nascido em Elias Fausto, interior de São Paulo, vive em São Paulo ao lado da esposa Iara Fortuna, filha de José Fortuna, um de seus maiores parceiros de composição. Em entrevista ao jornalista André Piunti, dono do principal canal de música sertaneja do Youtube, Paraíso contou sobre seus grandes sucessos, e parceiros.

No papo, Paraíso revelou que o clássico “O Ipê e o Prisioneiro” foi inspirado na extinta Casa de Detenção Carandiru. “O José Fortuna estava vindo ali do centro de São Paulo, e quando ele estava perto do Carandiru, o pneu do carro furou. Quando ele encostou ele ficou olhando e viu alguém acenando para ele, e foi assim que ele teve a ideia da música”, relembra.

Essas e outras histórias estão disponíveis no vídeo no canal. Descontração e conforto são característicos de suas entrevistas, e assim Piunti recebe grandes nomes para contar episódios importantes, e até mesmo engraçados da carreira. A entrevista na íntegra é divulgada aos domingos, com um convidado novo a cada episódio, com a divulgação de trechos em  “vídeos de corte” nos dias seguintes.  

Sobre André Piunti

André Piunti, 37 anos, é formado em jornalismo pela Facamp. Criou, em 2007, o blog Universo Sertanejo. De 2009 a 2014, manteve o blog no portal UOL.

Estreou na Nativa FM em 2010, e na Paranaíba FM em 2018, onde segue até hoje dando notícias sobre o mercado da música sertaneja.

Assinou o roteiro e foi responsável pelo conteúdo histórico do “Bem Sertanejo”, projeto apresentado por Michel Teló no Fantástico em 2014, 2017 e 2019. Em 2015, ao lado de Teló, lançou o livro “Bem Sertanejo”, com histórias registradas durante as gravações da primeira temporada da série.

A partir de 2015, passou a fazer participações no programa “Encontro”, de Fátima Bernardes, para falar sobre música sertaneja. No início de 2020, apresentou a série “Fábrica de Talentos” no programa.

Em 2016, 2017 e 2018 fez parte da equipe do “Festeja Brasil”, especial sertanejo de fim de ano da Globo.

Criou, em março de 2021, um canal no YouTube de entrevistas com grandes nomes da música sertaneja, realizando 60 entrevistas no primeiro ano do projeto. Atualmente o jornalista soma mais de 116 entrevistas e mais de 100 milhões de visualizações.

novità

Posts Recentes