Seja Bem Vindo - 19/07/2024 23:54

Exposições do Cavalo Árabe em Tatuí (SP) elevam a excelência da raça

Ao decorrer de uma semana de programação, exposições destacaram a funcionalidade do cavalo Árabe reunindo 250 animais em pista e distribuindo R$ 165 mil em premiação, nas mais diversas modalidades equestres

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus

Fotos das modalidades esportivas: Divulgação/Machado

Fotos Halter e Performance: Divulgação/André Shiwa

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) celebra o êxito das Exposições do Cavalo Árabe, realizadas no Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, de 4 a 12 de novembro. O evento, que contou com a participação de mais de 250 animais provenientes de seis estados brasileiros, reafirmou a importância e a excelência da raça.

Cavalo Árabe Exposições do Cavalo Árabe em Tatuí (SP) elevam a excelência da raça

Rodrigo Foz Forte, presidente da ABCCA, expressou sua satisfação com o resultado: “Foram mais de 250 cavalos reunidos em Tatuí, totalizando cerca de 500 inscrições e distribuímos mais de R$ 165 mil em prêmios. Uma semana que evidenciou a união dos criadores, usuários e proprietários, destacando a força do cavalo Árabe no cenário nacional. Foi realmente uma semana fantástica”.

Cavalo Árabe Exposições do Cavalo Árabe em Tatuí (SP) elevam a excelência da raça

Além da participação expressiva de criadores nacionais, as exposições contaram com a presença de entusiastas estrangeiros, incluindo criadores chilenos e árabes, bem como os juízes internacionais. “Um ambiente heterogêneo que enriqueceu o evento e fortaleceu os laços internacionais no universo da criação do cavalo Árabe”, pontuou Forte.

Cavalo Árabe Exposições do Cavalo Árabe em Tatuí (SP) elevam a excelência da raça

Funcionalidades do cavalo Árabe em evidência

A programação da raça em Tatuí incluiu a realização da 3ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, que abrangeu disputas nas modalidades de Salto, Hipismo Rural, Seis Balizas, Três Tambores, Maneabilidade e Corrida. Já a 26ª Brazilian Breeders’ Cup e 5ª etapa da Copa Brasil concentraram-se nas disputas somente de Halter. Destaque também para a 29ª Internacional do Cavalo Árabe, que envolveu disputas de Halter e os diversos estilos de montaria da Performance, como Western Pleasure, Hunter Pleasure, English Pleasure e Traje Típico.

O evento começou no sábado (04/11) com as competições de Salto e Hipismo Rural, em parceria com a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR). Paralelamente as disputas em Tatuí, no sábado, o Jockey Club de São Paulo sediou o Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe 2023, como parte da programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte.

Na quarta-feira (08/11) retornaram com as disputas, nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas, junto a Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF). Na ocasião, houve a quebra do recorde nacional do cavalo Árabe na Seis Balizas, com Laura da Fonseca e seu cavalo Puro Sangue Árabe Folhetim Pat que alcançaram a marca de 21s216.

A programação seguiu até domingo (12/11), com as provas de Halter válidas pela 5ª etapa da Copa Brasil de 2023 e as disputas da Brazilian Breeders’ Cup 2023, com destaque para o criatório RFI Arabians, de Itapetininga (SP), que conquistou o troféu pelo terceiro ano consecutivo de melhor criador.

Ainda como parte da programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, foram realizadas até domingo as demais categorias dos Três Tambores e também as disputas de Maneabilidade pela Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, bem como de Performance e Halter válidas pela 29ª Exposição Internacional.

Sorteio especial e entrega de prêmios durante evento em Tatuí

No decorrer do evento, a ABCCA realizou o sorteio de um automóvel 0km do Arabian Cup, ranking que reúne a pontuação acumulada pelos competidores do cavalo Árabe ao longo da temporada, abrangendo diversas modalidades da raça. Com 80 números na disputa, o ganhador foi Gastão Mesquita Filho, competidor de Enduro Equestre e proprietário de animais da prestigiada raça Árabe.

Por fim, é importante frisar que, durante as exposições em Tatuí, a ABCCA também organizou uma noite de premiações para os Melhores do Ano pela ANCAF na temporada de 2022, homenageando competidores, animais, proprietários e criadores destacados.

O sucesso das exposições em Tatuí não apenas evidenciou a grandiosidade do evento, mas também ressaltou a notável versatilidade e a incomparável beleza do cavalo Árabe. Nesse cenário de destaque, a ABCCA reafirma seu compromisso inabalável com a promoção e valorização da raça, solidificando a posição do cavalo Árabe como ícone de excelência e diversidade.

Posts Recentes