A 52ª Festa do Peão de Bálsamo foi realizada de 15 a 18 de junho e contou com etapas da Copa Wrangler Ekip Rozeta de Montaria em Touros e Cavalos. O evento que é um dos maiores de portões abertos do interior de São Paulo é também um dos Rodeios mais tradicionais do Brasil e contou com um seleto time de profissionais nesta edição histórica.
“Foi muito especial estar presente no Rodeio de Bálsamo que é referência em todo o Brasil. O evento já tinha sediado etapas do nosso campeonato de Montaria em Cavalos, mas este ano tivemos a oportunidade de realizar as duas modalidades e gostaria de agradecer ao prefeito municipal Du Lourenço, a vice-prefeita Mônica, ao presidente Zé Fontes, ao diretor de Rodeio Zé Guilherme e demais membros do Clube dos Cavaleiros pela confiança na Ekip Rozeta e todo o apoio para a realização das etapas,” declarou o presidente da Ekip Rozeta, Enrique Moraes.
Na Montaria em Touros a vitória foi de Gustavo Ribeiro Honório (Pilar do Sul-SP) que somou 266,50 pontos em três apresentações no evento. O jovem competidor havia marcado a maior nota nas noites de quinta e sexta, chegando a decisão de sábado na liderança, onde precisou de 88,50 pontos no touro Vila Nova (3 Irmãos – Guaraci) para conquistar a sua primeira fivela da Copa Wrangler Ekip Rozeta na temporada.
Com a maior nota da final, Vinícius Arcanjo (Patrocínio-MG) dividiu a segunda colocação da etapa com José Arthur Vieira (Manga-MG), ambos somando 264,50 pontos. O atual líder do ranking, Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) continuou sua sequência de bons resultados garantindo a quarta colocação na etapa e foi seguido por Geovani Pereira (Ivaté-PR) que terminou em quinto lugar.
Pela Copa Wrangler Cutiano Rozeta de Montaria em Cavalos o título ficou com o veterano Júlio César Camargo (Jales-SP) que chegou a final na segunda posição, mas em uma montaria de 89,00 pontos a bordo de Cowboy do Asfalto (Vale da Piedade) totalizou 266,50 pontos para vencer a etapa. O competidor que retornou as arenas recentemente após algum tempo afastado é um dos mais premiados do Brasil e uma das principais estrelas da Ekip Rozeta na temporada.
A segunda colocação da etapa foi de Luiz Felipe da Silva (Mirassol-SP), que obteve a maior nota da final e totalizou 265,25 pontos. José Leal da Silva Neto (Itanhaém-SP) foi o terceiro colocado na competição seguido de Paulo Sérgio da Silva (Monte Mor-SP) que ficou em quarto. O veterano José Bento da Rocha Jr. (Ibitinga-SP) completou o pódio na quinta posição.
Na disputa dos animais no Curral de Elite, Talismã (2M – Marcondes Maia) foi o Melhor Touro da etapa com média de 44,88 pontos, enquanto a Cia. Neto de Taquaritinga & Cássio venceu como Melhor Boiada, com média de 43,21 pontos. Na Montaria em Cavalos, Regente (Vale da Piedade) venceu como Melhor Animal com média de 45,63 pontos e a Cia. WR – Roberto Biasi ficou com a fivela de Melhor Tropa ao totalizar a média de 43,92 pontos na etapa.
O presidente da Ekip Rozeta completou ainda agradecendo à todos os competidores, contratados, empresas e parceiros que contribuíram para a realização destas etapas na arena de Bálsamo, em especial ao staff oficial do campeonato, Miroka, Deja Damasceno, Michel Wintoniak, Pedrão, Fernando Santos, Marco Stevanelli e Guilherme Ferreira que trabalharam com dedicação no fim de semana.
Classificação Final – Festa do Peão de Bálsamo-SP
Copa Wrangler Ekip Rozeta – Montaria em Touros
1 – Gustavo Ribeiro – Pilar do Sul-SP – 266,50 pontos
2 – José Arthur Vieira – Manga-MG – 264,50 pontos
2 – Vinícius Arcanjo – Patrocínio-MG – 264,50 pontos
4 – Cléber Henrique Marques – Cassilândia-MS – 262,50 pontos
5 – Geovani Pereira – Ivaté-PR – 262,00 pontos
Classificação Final – Festa do Peão de Bálsamo-SP
Copa Wrangler Ekip Rozeta – Montaria em Cavalos
1 – Júlio César Camargo – Jales-SP – 266,50 pontos
2 – Luiz Felipe da Silva – Mirassol-SP – 265,25 pontos
3 – José Leal Neto – Itanhaém-SP – 263,75 pontos
4 – Paulo Sérgio da Silva – Monte Mor-SP – 263,25 pontos
5 – José Bento Rocha Jr. – Ibitinga-SP – 177,75 pontos