Shows de Henrique & Diego e Bruninho & Davi, além da final das montarias em touros da PBR Brasil marcam a primeira noite do evento
No mês de agosto, Barretos (município localizado a 425 quilômetros de São Paulo) se transforma na capital do rodeio durante a Festa do Peão de Boiadeiro. Conhecido como o maior do gênero da América Latina, o evento recebe pessoas de todo o canto do país durante os 11 dias. Com o slogan “A Festa do Brasil”, a estimativa da organização é que um público de quase um milhão de visitantes seja atraído ao Parque do Peão neste ano.
A história da edição de número 62 da Festa do Peão de Barretos começa nesta quinta-feira (17), e vai até o dia 27. Além das montarias de rodeios e a valorização da tradição da cultura caipira (festivais e concursos típicos), o evento contará com uma vasta programação artística de mais de 100 shows musicais espalhadas em cinco palcos dentro do complexo de 2 milhões de metros quadrados.
Na primeira noite musical no palco do Estádio, as duplas Henrique & Diego e Bruninho & Davi vão se apresentar ao público na abertura da Festa. O projeto Filhos da Terra, que reúne artistas de Barretos e da região, também está confirmado nesta quinta-feira no palco Festeja.
A programação musical da Festa do Peão reúne os principais artistas da atualidade. Famosos como Gusttavo Lima (Embaixador da Festa de 2017), Wesley Safadão, Luan Santana, Henrique & Juliano, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, além dos veteranos Chitãozinho e Xororó e Matogrosso & Mathias, estarão presentes no evento ao lado de artistas da nova geração como Felipe Araújo, Day & Lara, Thaeme & Thiago, Israel & Rodolffo, Humberto & Ronaldo, Pedro Paulo & Alex, Dennis DJ, entre outros.
Arena de Rodeios
Na arena de rodeios, o campeão brasileiro de montarias em touros da PBR Brasil (Professional Bull Riders) será conhecido neste primeiro final de semana da festa. Trinta e cinco competidores disputarão o título do campeonato que acontece de 17 a 20 de agosto.
O Campeonato Barretos também definirá os vencedores das modalidades Três Tambores e Working Penning – de 18 a 20 de agosto. Além destas competições, a Festa do Peão de Barretos contará com as finais da LNR (Liga Nacional de Rodeio) – 21 a 23, com a final no dia 26 de agosto; Taça Os Independentes – de 21 a 23; Rodeio Júnior – de 24 a 27; CNAR (Confederação Nacional do Rodeio) – de 24 a 27; e além da grande estrela da Festa – 25º Barretos International Rodeo – de 24 a 27 de agosto.
Nomes de peso no rodeio internacional estarão presentes na arena de Barretos, como o tricampeão mundial da PBR (2011, 2012 e 2014), Silvano Alves; o experiente e colecionador de títulos Guilherme Marchi (também campeão mundial da PBR – 2008); o talento do jovem competidor Kaíque Pacheco, 23 anos, campeão de Barretos em 2015; e João Ricardo, um dos principais competidores da PBR e campeão do ano passado do The American (no Texas).
Tradição Caipira
A tradição da cultura caipira está mantida na Festa de Barretos. O Concurso Queima do Alho mantém viva a tradição culinária dos tropeiros e sertanejos. Um concurso de qual comitiva, composta por cozinheiros e ajudantes, prepara a melhor refeição do prato composto de feijão tropeiro, arroz carreteiro, carne assada serenada e paçoca de carne. O festival gastronômico é realizado no segundo sábado (26), da festa. A dupla Gilberto & Gilmar estará se apresentando durante o concurso.
Em sua 34ª edição, o Festival Violeira Rose Abrão é um dos principais concursos de música raiz mais antigo que se tem notícia no país. Doze duplas foram selecionadas para final do festival que acontece no dia 23 de agosto, no Palco Culturando. A tradicional dupla Lourenço & Lourival fará o show de encerramento do festival.
No Palco Sertanejo Raiz, cantores, catireiros, declamadores sertanejos, amadores e profissionais, se apresentam para amantes do gênero. A catira, o concurso de berrante, e o pau de sebo, são outras atrações presentes na Festa ligados à cultura do peão.
Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes