Seja Bem Vindo - 19/07/2024 22:29

Festa do Peão: Rodeio Internacional resgata a história dos 30 anos de edições

O lançamento dos 30 anos do Barretos International Rodeo resgatou a história vencedora da competição esportiva dentro da Festa do Peão de Barretos. A coletiva oficial também prestou homenagens a Wilson Luiz Franco de Britto, um dos idealizadores e responsável pelo primeiro formato do rodeio internacional, realizado no ano de 1993, que contou com a presença de cinco competidores estrangeiros – sendo quatro americanos e um canadense. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (24), no Ponto de Pouso do Parque do Peão. O 30º Barretos International Rodeo vai até o dia 27 de agosto, com a final da competição na arena de rodeios.
 

O presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Junior, destacou a importância de comemorar 30 anos de história na Festa do Peão de Barretos, e a conquista de 14 títulos mundiais por competidores brasileiros. “Nossa festa é um celeiro de campeões, e comemorar esses 30 anos dentro desta edição é motivo de muita honra. Parabenizo Britto e Mauri Abud Wohnrath (presidente de Os Independentes na época) pela realização do rodeio internacional, que engrandece ainda mais a nossa festa”, enfatiza.
 

O atual diretor de rodeios, Marcos Abud Wohnrath, recordou com emoção a história do início das tratativas e o arrojo do irmão Mauri, juntamente com Wilson Franco de Britto, de colocar em prova a ideia e trazer competidores estrangeiros para Barretos. “É uma emoção comemorar os 30 anos do rodeio internacional. Lembro-me direitinho de meu irmão Mauri, então presidente da Festa, dizendo o que faria para mudar o rodeio em Barretos. Disse para procurar Sam Applebaum (presidente da “The Professional Bull Riders Association”), e ele e Britto foram para o Texas trazer os competidores. No primeiro ano, vieram cinco competidores estrangeiros e depois disso transformou-se no que é hoje”, contou Abud.
 

A edição de número 38 da Festa do Peão de Barretos convidou cinco estrangeiros, quatro americanos e um canadense, para as disputas: Tuff Hedeman, David Fournier, Bob Delvechio, Mark Cain e Daryl Mills. O campeão do 1º Barretos International Rodeo foi o lendário Tuff Hedeman, o único competidor a parar nos quatro touros.


Homenagem e histórias:

Um dos responsáveis pelo primeiro rodeio internacional em Barretos, Wilson Franco de Britto, foi homenageado pela associação Os Independentes com uma fivela especial dos 30 anos do Barretos International Rodeo. Um painel com reportagens da época ficou em exposição durante a coletiva. Nele, matérias do jornal “O Independente”, do ano de 1993, e fotos dos campeões de várias edições.
 

Mesmo homenageado, Britto destacou o trabalho coletivo de todos os integrantes de Os Independentes para a realização do primeiro rodeio internacional, e sua consolidação dentro da Festa de Barretos. “Recebo essa homenagem com muito orgulho e compartilho com Mauri Abud, presidente da época, e todos os integrantes, pois cada um colocou ‘um tijolinho’, e quero destacar o trabalho coletivo de todos. A realização do primeiro rodeio internacional foi motivo de muito orgulho para todos nós barretenses e brasileiros. É um momento de muita alegria”, disse.
 

Em seu discurso, Wilson Britto recordou as exaustivas negociações com Sam Applebaum, inúmeros telefonemas e duas viagens ao Texas para trazer esses competidores de destaque do exterior para Barretos. “Para eles, Brasil e Barretos eram uma incógnita. Já na chegada do grupo a Barretos, tudo começou a se modificar, desde a beleza e o tamanho do Estádio de Rodeios, até o tratamento dispensado a todos. E, quando começaram as montarias oficiais, então, eles confirmaram ‘nunca vimos nada igual’. Ficaram impressionados com nossa festa”, afirmou Britto.
 

Além do presidente da Festa, Hussein Gemha Junior, a coletiva de lançamento do rodeio internacional contou com a presença do vice-presidente Emílio Carlos dos Santos, o “Cacá”, do diretor de rodeios, Marcos Abud Wohnrath, José Alexandre Paiva, presidente da Confederação Nacional de Rodeios (CNAR), do atual campeão mundial Rafael de Britto, além de competidores da modalidade.

Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa

Posts Recentes