No documentário, o artista conta que começou a se interessar por música aos 15 anos e que estava descobrindo o violão brasileiro na época em que fez um intercâmbio nos EUA quando conheceu ali o álbum “Friday Night São Francisco”, dos violonistas Paco de Lucía, Al Di Meola e John McLaughlin, que o influenciou nas técnicas para tocar. Gabriel recorda ainda que foi apresentado por seu pai ao violonista e compositor Yamandu Costa, que na época participava de uma turnê com Almir Sater e com o acordeonista Renato Borghetti. “Eu ainda não tinha tido acesso, mesmo vindo de uma família de músico, à música instrumental. Isso abriu minha cabeça de uma maneira que eu nunca mais olhei para trás”, comenta.
Gabriel Sater conta que, naquele ano, começou a estudar com o maestro gaúcho Cristiano Kotlinski, adepto à música brasileira e de fronteira. Alguns desses ritmos, Gabriel já ouvia na casa de seu avô, Fuad Sater, mas na época não pensava em ser músico. Unindo tudo que ouviu e aprendeu e inspirado no trabalho do pai, Gabriel moldou o seu estilo, resultado de influências distintas e, ao mesmo tempo, complementares, que vai do tradicional ao contemporâneo, passeando por estilos como pop, regional, sertanejo e música latino-americana, com influências de rock, blues, folk, MPB e jazz.
O documentário apresenta também a paixão do artista pela natureza e contempla depoimentos do pianista Bruno Piazza, da atriz e dramaturga Anna Toledo e do músico e ator Paulo Miklos, além do ensaio do show para a série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência.
No espetáculo, Gabriel Sater executa composições inéditas e autorais que farão parte de seu próximo projeto, temas violados de seu pai Almir Sater, obras de identidade latina como tangos de Piazzolla e Gardel, chamamés de Ramon Xisto Rios, Cocomarola e irmãos Flores, peças eruditas de Agustín Barrios, e muito mais, acompanhado por sua banda formada por João Gaspar (violão), Álvaro Couto (acordeon e teclado) e Paulinho Vicente (bateria).
Sobre o SescTV
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
SERVIÇO:
Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil com Gabriel Sater
Estreia: 25/9, domingo, a partir das 21h
Reapresentações: 26/9, segunda, às 16h30; 27/9, terça, às 9h30; 28/9, quarta, às 11h; 29/9, quinta, às 13h; e 1/10, sábado, às 14h
Classificação indicativa: livre
Produção: Canal Independente
Para sintonizar o SescTV: Canal 128, da Oi TV. Assista também online em
Informações para imprensa
SESCTV – Jô Santina 11-2076-3587/ |