Abrindo as férias do mês de Julho, a TV Aparecida exibe um pacote de filmes para divertir e proporcionar conhecimento. Clássicos do cinema da franquia Mazzaropi, ator e cineasta que em junho completou 40 anos de morte, e um documentário sobre a cultura do Vale do Paraíba estão na lista das sessões “Tela de Sexta” e “Cine Família”.
Em destaque, o documentário inédito “Saberes do Vale”, que será exibido no domingo (04/07), às 15h. A obra, produzida pela Fotocontexto e Tomara!, retrata os saberes e os fazeres que são patrimônios imateriais do Vale do Paraíba (região que engloba várias cidades do interior paulista) com o objetivo de documentar, preservar e divulgar as características culturais locais.
Confira toda a programação e as sinopses dos filmes:
02/07 (Sexta-feira), às 21h45: Chofer de Praça
04/07 (Domingo), às 15h: Saberes do Vale (Inédito)
09/07 (Sexta-feira), às 21h15: Cartas à Elena
11/07 (Domingo), às 15h: Anjos pelo Caminho
16/07 (Sexta-feira), às 21h15: Fuzileiro do Amor
18/07 (Domingo), às 15h: O Noivo da Girafa
23/07 (Sexta-feira), às 21h15: Nadando em Dinheiro
25/07 (Domingo), às 15h: A Banda das Velhas Virgens
30/07 (Sexta-feira), às 21h15: O Lamparina
Sinopses:
Chofer de Praça
Para ajudar o filho a concluir os estudos de medicina, um homem consegue um emprego de taxista num calhambeque caindo aos pedaços. Apesar do esforço, ele causa vergonha por suas barbeiragens no trânsito.
Direção: Milton Amaral
Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Ana Maria Nabuco
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 10 anos
Saberes do Vale
A obra retrata os saberes e os fazeres que são patrimônios imateriais do Vale do Paraíba com o objetivo de documentar, preservar e divulgar as características culturais da região. Os saberes e fazeres foram selecionados a partir de quatro dimensões: Brincar, Comer, Criar e Morar. Com essas portas de entrada, um intenso processo de pesquisa foi realizado em diferentes municípios do Vale do Paraíba. Os temas abordados no filme/documentário incluem construções de pau-a-pique, a produção de farinha e a feitura de paçocas, a fabricação artesanal de brinquedos e o próprio brincar, além das tradicionais figuras de barro da região.
Direção: Eduardo Barcellos
Produtoras: Fotocontexto/Tomara!
Classificação indicativa: Livre
Cartas a Elena
Nas belas montanhas em Chihuahua, no México, um jovem rapaz é adotado pelo carteiro. Como parte de suas tarefas diárias, estão não só entregar o correio, mas ler as cartas para os moradores, pois a maioria é analfabeta. O jovem rapidamente aprende a ler e escrever, mas se sente triste com as histórias, em sua maioria difíceis, enviadas por parentes que se deslocaram ao norte de Denver, Colorado, em busca de um futuro melhor. Um dia, Emílio, com grande imaginação, muda as letras para histórias felizes e otimistas, e ainda conhece uma jovem chamada Elena, que se torna seu primeiro amor.
Direção: Llorent Barajas
Elenco: Carmen Salinas, Irma Dorantes, Javier López
País: México
Classificação indicativa: 10 anos
Anjos pelo caminho
A pequena Rachel decide sair em um passeio à tarde com seu avô Doyle, um pouco fragilizado por conta da idade, para encontrar sua mãe. Infelizmente, eles se perdem no caminho e enquanto amigos, vizinhos e a polícia os procuram, Valerie, a mãe de Rachel, reza pelo retorno deles em segurança.
Direção: Tom Withus
Elenco: Bella Mancuso; John Lina; Erica House
País: Estados Unidos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 10 anos
Fuzileiro do Amor
José Ambrósio é um modesto sapateiro que entra para o Corpo de Fuzileiros Navais para agradar o pai da namorada, um sargento reformado. Mas, mole do jeito que é, o caipira José Ambrósio passa a ter problemas com o sargento-instrutor. Para complicar ainda mais, surge Ambrósio José, seu irmão gêmeo e sargento do Corpo de Fuzileiros Navais. O recruta atrapalhado é confundido com seu irmão, transformando o quartel em uma bagunça total.
Direção: Eurides Ramos
Elenco: Amácio Mazzaropi, Teresinha Amayo, Roberto Duval, Gilberto Martinho, Pedro Dias, Wilson Grey, Francisco Datas, Alberto Perez, Nick Nicola, Domingos Terras, Agildo Ribeiro, João Péricles, Daniel Filho, Moacyr Deriquem, Nazareth Mendes, Ricardo Luna, Mario Campioli Jr., Ingrid Frichtner, Francisco Colonese, Pato Preto, Angela Maria, Margot Morel e Luiz de Barros.
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: Livre
O Noivo da Girafa
Aparício Boamorte é empregado de um zoológico no Rio de Janeiro, onde é muito gozado por seus colegas de trabalho e o chefe. Por isso, ele se apega a uma girafa, recebendo o apelido de “noivo da girafa”. Um dia, a filha do dono da pensão onde Aparício mora, fica doente e ele é acusado de ter passado a doença dos animais para a menina. Então, é obrigado a ir ao médico. Sem dinheiro, ele consulta um veterinário do zoológico que confunde seus exames com um animal doente e lhe dá quinze dias de vida.
Após um acidente de carro, Isidoro descobre que é herdeiro de uma grande fortuna. Muda-se para uma mansão e começa a viver como um milionário. Mas a alta sociedade tem dificuldades em aceitá-lo como novo rico. Isidoro começa a ter uma vida dupla, provocando uma série de confusões. Até que descobre o que, de fato, está lhe acontecendo.
Direção: Abílio Pereira de Almeida, Carlos Thiré
Elenco: Amácio Mazzaropi, Ludy Veloso, A. C. Carvalho, Nieta Junqueira, Liana Duval, Carmen Muller, Simone de Moura, Vicente Leporace, Xandó Batista, Francisco Arisa, Jaime Pernambuco, Elísio de Albuquerque, Ayres Campos, Napoleão Sucupira, Domingos Pinto, Nelson Camargo, Bruno Barabani, Giordano Martinelli.
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 10 anos
A Banda das Velhas Virgens
O caboclo Gostoso é o maestro de uma banda feminina formada unicamente por mulheres idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja. Os filhos de Gostoso se envolvem com os do patrão e ele resolve sair da fazenda para evitar perseguições. Gostoso recomeça a vida na cidade vasculhando o “lixão” e se transforma no principal suspeito de um roubo.
Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi
Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Renato Restier, André Luiz Toledo, Cristina Neves
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: Livre
O Lamparina
Bernardino é um pacato homem do campo que, para não enfrentar o bando de cangaceiros de Zé Candiero, acaba se disfarçando e é confundido com um deles. Incrementando a farsa, ele faz sua família passar por seu bando e todos acabam parando no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, quando o “destemido” Lamparina vai ter que mostrar ser um “cabra valente” de verdade.
Direção: Glauco Mirko Laurelli
Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Francisco Di Franco, Emiliano Queiroz, David Cardoso