Nos dias 16 e 17 de setembro a Ekip Rozeta realiza o Titanium Cowboy Cutiano durante o Jaguariúna Rodeo Festival, uma competição inédita para a modalidade que pela primeira vez será disputada no formato de chaves. Neste formato, os competidores serão divididos em chaves de dois em dois, como no “mata-mata” do futebol e somente quem fizer a melhor montaria dentro da chave avança para a fase seguinte, até se definir o grande campeão. Além da emoção e adrenalina para os fãs, o formato também irá testar a resistência dos competidores que terão que desafiar vários animais em uma mesma noite para chegar ao título. “A modalidade Cutiano tem sido o grande destaque das arenas brasileiras neste ano, devido ao nível dos animais que evoluíram muito nos últimos anos. Esta competição vem em um bom momento, pois o formato já é sucesso na Montaria em Touros e os fãs do Cutiano esperavam este tipo de competição, que prende a atenção e mexe com a torcida e a arena do Jaguariúna Rodeo Festival com toda a sua tradição é o lugar mais do que ideal para esta disputa,” declarou Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.
O Titanium Cowboy Cutiano contará com os melhores competidores da Copa Wrangler Cutiano Rozeta, o principal campeonato de Montaria em Cavalos do Brasil que irão desafiar os animais das Tropas WR – Roberto Biasi e José Ricardo & Breno, dois dos plantéis mais respeitados das arenas brasileiras. Serão 16 competidores selecionados através do ranking da Ekip Rozeta, que já realizou mais de 20 etapas em quatro estados diferentes este ano, incluindo disputas nos maiores Rodeios do país. Na primeira noite os competidores serão divididos em oito chaves de dois competidores e realizam uma montaria cada. O competidor com a maior nota, ou melhor tempo – caso ambos não atinjam os oito segundos regulamentares – avança para o segundo dia de competições e o outro é eliminado da competição. No sábado, os oito classificados novamente serão divididos em quatro chaves, de onde serão classificados os vencedores de cada uma para as semifinais e posteriormente os dois finalistas. Os pontos recebidos em cada fase não são acumulados e os dois finalistas chegam a decisão em condições de igualdade, vencendo quem realizar a melhor montaria. O campeão voltará a arena em seguida onde montará no “Bônus Horse” desafiando o animal Menino da Pecuária (Tropa JR&B) valendo uma premiação extra em dinheiro.
“Estamos muito felizes por esta parceria e por levar nosso campeonato pela primeira vez a arena de Jaguariúna, uma conquista que vem coroar todo o trabalho que a Ekip Rozeta tem feito em prol a modalidade Cutiano nos últimos anos. Agradecemos à todos da Diverti pela confiança e pela parceria para realizarmos esta competição que certamente será mais um marco na história da modalidade genuinamente brasileira,” completou Moraes. A Copa Wrangler Cutiano Rozeta foi fundada em 2014, quando a Ekip Rozeta já tinha um campeonato de Montaria em Touros consagrado em todo o Brasil. Ela foi fundada por iniciativa de um grupo de competidores da modalidade e se transformou em um marco na história da Montaria em Cavalos no Brasil, pois surgiu quando a modalidade Cutiano, que deu origem ao Rodeio nacional na década de 60, atravessa uma má fase, com desvalorização e desinteresse por parte dos organizadores. Com a força da Ekip Rozeta, o empenho e organização dos competidores e apoio dos proprietários de animais da modalidade o campeonato não apenas cresceu, como deu novos rumos as Montarias em Cavalos no país, que hoje vive seu auge voltando a atrair interesse do público e organizadores. Atualmente a Copa Wrangler Cutiano Rozeta é o único campeonato de Montaria em Cavalos de dimensão nacional nas arenas brasileiras.