Seja Bem Vindo - 19/07/2024 23:17

Jovem endurista brasileiro, Rodrigo Saliba está entre os indicados da FEI Awards

O jovem talento do esporte é o único representante do Brasil e da América do Sul entre os 16 indicados da premiação; escolha é através de votação pública aberta

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Arquivo pessoal/Rodrigo Saliba

A Federação Equestre Internacional (FEI) realiza anualmente a premiação FEI Awards, que incluem quatro categorias: Peden Bloodstock – FEI Best Athlete (melhor atleta), Longines- FEI Rising Star (estrela em ascensão), Cavalor – FEI Best Groom (melhor cavalariço) e Pivo – FEI Inspire (categoria inspiração). Neste ano, o jovem endurista mineiro Rodrigo Saliba é um dos indicados na categoria FEI Rising Star.

A votação pública começou em nesta quarta-feira (11/10) e encerra em 22/10, com um total de 16 candidatos, representando 13 países. Rodrigo Saliba é o único brasileiro e o único representante de toda a América do Sul nessa premiação. “A premiação é uma oportunidade para celebrar o esporte, desde atletas de elite até estrelas em ascensão, tratadores de cavalos e atletas inspiradores, promovendo o horsemanship e a base do esporte em todo o mundo,” afirma a FEI.

Rodrigo Saliba Jovem endurista brasileiro, Rodrigo Saliba está entre os indicados da FEI Awards

Rodrigo Saliba é um jovem talento do enduro brasileiro que, aos 21 anos, já conquistou o primeiro lugar no ranking mundial Young Riders em 2022 e a quinta colocação no Mundial Young Riders em 2023, sendo o melhor competidor das Américas. Sua paixão pelos cavalos árabes é inata, vindo de uma família com um dos mais conceituados criatórios de cavalos árabes no Brasil desde 1985, o Rach Stud.

Ele começou a competir no enduro aos oito anos e acumulou um impressionante histórico de 41 competições internacionais, vencendo 18 delas e tornando-se tetracampeão brasileiro em categorias de base. Com um total de cinco vitórias em competições CEI 2* 120 km em 2022, Rodrigo liderou o FEI Endurance Young Riders World Ranking. Em 2023, conquistou o quinto lugar no FEI Endurance World Championship for Juniors and Young Riders em Castelsagrat, França, obtendo o melhor resultado de um endurista brasileiro na competição.

Rodrigo Saliba valoriza não apenas os triunfos, mas a conexão única que estabelece com seus cavalos ao longo de sua carreira. Ele entende que os altos e baixos fazem parte do esporte, mas acredita que os momentos especiais ao lado dos cavalos compensam qualquer desafio.

A votação para o FEI Awards está aberta ao público, e os vencedores serão anunciados em uma noite de gala em 21/11 na Cidade do México. Para votar, basta acessar www.fei.org/awards, fazer o login com e-mail no site (ou cadastre-se, caso ainda não tenha o login), escolher um candidato em cada uma das quatro categorias e pronto.

Posts Recentes