Grupo se apresenta a partir de abril no Museu da Energia de Itu
Quem aprecia a música tradicional do interior paulista tem mais um programa para anotar na agenda. A partir do dia 2 de abril, a Orquestra Ituana de Viola Caipira retoma os ensaios abertos ao público no Museu da Energia de Itu. As outras datas serão definidas posteriormente, mas a previsão é que o evento seja realizado em um sábado de cada mês, das 10h30 às 12h, durante todo o ano de 2022.
O grupo, que reúne 25 músicos coordenados por Célia Trettel e Adilson Rodrigues da Silveira, se diferencia pela composição inusitada. Os instrumentos são divididos em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. Ao harmonizar essas afinações distintas, a orquestra ganha uma sonoridade peculiar, e mais rica comparando-se aos grupos de afinação única.
A Orquestra Ituana de Viola Caipira foi fundada em 2011, a partir da necessidade de Itu ter sua própria agremiação de amantes desse instrumento musical, já que a cidade até então só recebia grupos de outras localidades. O projeto é institucionalizado como órgão oficial da prefeitura do município, ligado à Secretaria de Educação.
Com o apoio da Fundação Energia e Saneamento, a retomada dos ensaios abertos no Museu da Energia de Itu é a primeira ação da Orquestra neste ano. O público poderá acompanhar o grupo num cenário privilegiado, já que o museu é um belo casarão de 1847 que preserva muitas de suas características originais, em pleno centro histórico. Para acompanhar as próximas datas de apresentações no local, acesse o site da instituição.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO