A edição 2020 do Rio Preto Rodeo Country Bulls aconteceu neste sábado (25) de uma forma diferente. Com transmissão da TV Band do interior de São Paulo e do Brasil Rural TV o evento realizado pela Cia. Paulo Emílio foi um grande sucesso, recebendo mais uma etapa da Copa Wrangler Ekip Rozeta.
Devido a pandemia da covid-19 e a impossibilidade de receber público, o tradicional evento foi realizado exclusivamente para a televisão e a internet, mesclando montaria em touros e música sertaneja, com apresentação de Cuiabano Lima e Enrique Moraes, além do show musical da dupla João Bosco & Vinícius.
Idealizado pela Cia. Paulo Emílio para preencher a lacuna deixada pelo cancelamento da 24ª edição do Rio Preto Rodeo Country Bulls, o evento online contou com a parceria de Cuiabano Lima, João Bosco & Vinícius e Ekip Rozeta para que fosse realizado. Entre a competição e o entretenimento o evento também teve a parte solidária, arrecadando doações para a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.
Para a parte esportiva foi idealizada uma competição diferente que reuniu os principais competidores da Ekip Rozeta e o plantel da Cia. Paulo Emílio em um formato de chaves, que também contou com a volta do touro Bipolar em um desafio especial. A competição do Rio Preto Rodeo Country Bulls chamada de o “Império dos Touros” também homenageou touros lendários que fizeram parte da Cia. Paulo Emílio ao longo das décadas.
Em grande fase, Cássio Dias Barbosa (São Francisco de Sales-MG), atual líder do ranking da Copa Wrangler Ekip Rozeta se sagrou campeão do evento mesmo não obtendo nota em sua última apresentação. Na chave decisiva, que reuniu os dois melhores competidores, o mineiro permaneceu 6,85 segundos a bordo do touro Briga de Galo (Paulo Emílio), enquanto seu concorrente, Bruno Roberto da Silva (Restinga-SP) suportou apenas 3,43 segundos no duelo com Extremo (Paulo Emílio).
Com isso, por ter obtido o maior tempo, Cássio Dias Barbosa garantiu a vitória e voltou a arena para o desafio mais esperado do ano, a bordo do touro Bipolar, que havia encerrado a carreira há mais de um ano. O desafio foi para a arrecadação de doações para a AACD e encerrou o Rio Preto Rodeo Country Bulls com um verdadeiro show de montaria, onde Bipolar mostrou ainda estar no auge de sua forma e o competidor apesar de permanecer 7,57 segundos, mostrou muita garra e determinação.
A competição foi dividida em três fases eliminatórias e contou com a participação de 12 competidores selecionados entres os melhores do ranking da Copa Wrangler Ekip Rozeta. As fases eram divididas em chaves e as chaves levaram nomes de touros que marcaram a história da Cia. Paulo Emílio, que eram lembrados em fotos e vídeos durante a competição.
Na primeira fase, os competidores foram divididos em três chaves, sendo: “Silverado“, “Promotor” e “Europeu”, animais que marcaram época no plantel. Cada competidor fez uma montaria e os dois melhores de cada chave, sendo por notas ou tempo, avançou para a fase seguinte e os outros dois foram eliminados.
Definidos os seis classificados, eles foram divididos em mais duas chaves, desta vez chamadas de “Destroyer“ e “Britânico”. Os pontos da fase anterior foram zerados e cada competidor fez mais uma montaria, sendo que o melhor de cada chave se classificou para a grande final e os demais foram eliminados. Os dois finalistas duelaram entre eles em touros definidos por sorteio, novamente com os pontos zerados e vencendo o que fizesse a melhor montaria.
Além de registrar um dos recordes de audiência em transmissões de rodeio na internet durante a pandemia, esta edição do Rio Preto Country Bulls teve bastante repercussão nas redes sociais devido a qualidade das montarias e o formato em que elas foram realizadas, com uma plástica totalmente diferente e de forma dinâmica e muito rápida.
O presidente da Ekip Rozeta, Enrique Moraes, ressaltou todo o trabalho feito pela Cia. Paulo Emílio e a iniciativa de promover uma edição especial do evento. “Nos sentimos honrados em ter esta parceria com o Country Bulls e por ter feito parte desta edição que certamente entrou para a história do rodeio brasileiro pela forma como foi realizada,” disse ele.
“Agradecemos ao Paulo Emílio e ao Cuiabano Lima pela parceria e confiança de sempre, ao Marrom, Paulo Mulato, Bia Mulato, Evaldo, Pedro Mussarela, Dedé e todos da Cia. Paulo Emílio que foram fundamentais na realização deste evento,” completou.
Assessoria: Agência PrimeComm / Fotos: JW Foto Arena – Waguinho Souza