Completando 35 anos de uma linda trajetória, a dupla é sucesso absoluto em todo país emplacando diversos e marcantes clássicos da música brasileira, esbanjando irreverência, contemporaneidade e engajamento digital
Contrariando as piadinhas que ouvimos em todo primeiro dia do mês de abril, Rionegro e Solimões são aquela mentira que virou verdade. É nesta data (01/04), que os sertanejos completam aniversário de carreira. Chegam a essa marca de mais de 30 anos sendo uma das duplas mais respeitadas do Brasil, colecionando números extremamente satisfatórios.
A ligação deles com o 1° de abril é bem forte. Foi em 1989 que eles lançaram o primeiro LP, que levava apenas o nome da dupla. De lá pra cá, a caminhada foi seguida de sucessos e glórias, conquistadas merecidamente o respeito e admiração do público e de outros artistas do gênero, trilhando uma jornada regada com amor e dedicação.
Rionegro e Solimões é o tipo de dupla que agrada desde a criancinha que começa a descobrir as notas musicais até as pessoas que alcançam a melhor idade. Não tem uma faixa etária específica para curtir clássicos populares como “Peão Apaixonado”, “Frio da Madrugada”, “A Gente Se Entrega”, “Bate o Pé”, “De São Paulo a Belém”, entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas.
Quem nunca cantou uma melodia dos artistas em um karaokê que atire a primeira pedra. “Na Sola da Bota” é um desses clássicos do cancioneiro popular que está na boca do povo, de norte a sul do país. “A música foi lançada em 2003 e de lá pra cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em velório eu já ouvi tocar”, diverte-se Solimões.
Um carimbo de todo esse sucesso são os números do YouTube – entre os diversos perfis que publicaram os clipes de “Na Sola Da Bota”, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 20 milhões de views. “O povo publica vídeo gravado ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula, ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço”, comemora Rionegro.
Mas engana-se quem pensa que Rionegro e Solimões têm apenas esses grandes hits ao longo de seus quase 35 anos de carreira. Entre coletâneas e álbuns, eles somam 19 CDs e 6 DVDs. “Ultrapassamos três décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças à Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje”, analisa o primeira voz.
De uns anos pra cá, os cantores também se tornaram referência na internet. Disponibilizando todos os discos nas plataformas streaming e capitaneando um canal de sucesso no YouTube, a dupla chega próximo aos 80 milhões de views em suas frentes digitais. Particularmente, quem entrou de cabeça na onda da internet foi Solimões. O sertanejo tem quase 500 mil seguidores no Instagram e não poupou esforços para conquistar novos fãs nesta plataforma. Ele é febre por lá e diversas vezes viralizou na rede ao postar fotos e vídeos irreverentes. “Virei até pauta no programa “Encontro”, com Fátima Bernardes. Lá fui entrevistado pelo professor Pasquale, que debateu comigo o idioma caipirês, falado e escrito nas minhas redes. Vê se pode?”, brinca o segunda voz.
Rionegro também é referência. Nas redes, o artista retrata seu cotidiano na fazenda, entre sua criação de cavalo e novas melodias compostas. Seu perfil atualmente conta com mais de 400 mil seguidores. E não é só. A dupla também tem seu Instagram oficial, que ultrapassa 1 milhão de seguidores, sendo retratado os bastidores dos shows e dos programas de TV, além de alguns recados exclusivos dos artistas direcionados aos fãs.
Em 2020, a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográfico. Além das diversas lives executadas com maestria no YouTube oficial, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs “Só Lembranças 1, 2 e 3” – sendo a quarta parte do projeto lançado já em 2021. “Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, Só Lembranças – Acústico. Pinçada com todo o cuidado e carinho, a transmissão escolhida para dar forma a este conteúdo foi a realizada no dia 25 de abril de 2020”, comenta Solimões. “Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reunimos os principais modões que ambientam o nosso universo. E todos foram executados no formato intimista e acústico. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.
O ano de 2021 também foi um marco na carreira dos sertanejos. Após 18 anos, Rionegro e Solimões gravaram mais um DVD: “A História Continua”, captado em Goiânia, contando com 18 (dezoito) faixas. O novo projeto reuniu músicas inéditas e sucessos de carreira, além de participações especiais de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano.
Com números estratosféricos, diversos hits ganharam a boca e coração dos brasileiros, figurando por vários meses entre os mais ouvidos do sertanejo.“Saudade de Ex” atingiu mais de 45 milhões de views no Youtube. O mesmo aconteceu com “Saudade Atemporal” (42 milhões de views), “Frio da Madrugada” (28 milhões de views), “Vida de Cão” (26 milhões de views), tudo na mesma plataforma.
Inclusive, a ConectMix, uma das mais importantes empresas de audiência de rádio, carimba a canção “Saudade de Ex” como a segunda música mais executada nas emissoras do Brasil. Sua concorrente, a Crowley dá o mesmo dado e coloca a faixa como as três mais tocadas em território nacional, destacando que Rionegro e Solimões são um dos 5 (cinco) artistas mais executados nas rádios nos últimos tempos.
Em outubro de 2023, a dupla gravou o sexto DVD “Rionegro e Solimões em Uberlândia” , que contou com 21 faixas, sendo 10 inéditas e participações mais que especiais de Maiara e Maraisa, Bruno e Marrone e Luan Pereira. As músicas do novo trabalho estão sendo divulgadas gradualmente, mas não há como deixar de destacar “Cowboy Chora”, que contou com a participação de Luan Pereira e que caiu nos encantos do público, já ultrapassando a marca de 46 milhões de views só no Youtube.E a recentemente lançada “Isso é Coisa de Quem Quer Voltar” com participação de Maiara e Maraisa já tem quase 10 milhões de views só no Youtube.
Obra completa de Rionegro e Solimões – incluindo coletâneas, trabalhos ao vivo e DVDs
1989 – Samba e Cachaça
1991 – Primeiro Vento
1993 – Meu Amor
1995 – Sonhei
1997 – Peão Apaixonado
1998 – O Amor Supera Tudo
1999 – De São Paulo À Belém
1999 – Bate o Pé
2000 – Bailão do Rionegro e Solimões
2000 – Bate o Pé – Ao Vivo
2001 – Só Alegria
2002 – Ensaio Acústico
2003 – Na Sola da Bota
2004 – De Bem com a Vida
2005 – O Grito da Galera
2005 – Clube do Batidão
2006 – Do Jeito da Gente
2008 – Arrastão
2011 – Virou Festa
2013 – O Cowboy Vai Te Pegar
2017 – Sucessos de Hoje
2018 – Deus Abençoou
2020 – Só Lembranças 1, 2 e 3
2021 – A História Continua
2023 – Rionegro e Solimões em Uberlândia
CURIOSIDADES DE RIONEGRO E SOLIMÕES:
1) Rionegro e Solimões são mineiros, nascidos em Claraval/MG.
2) Os dois já formavam uma “dupla” bem antes da fama, quando trabalhavam em uma das fábricas de calçados de Franca (SP).
3) A dupla lançou seu primeiro LP no dia 1 de abril de 1989, completando agora em 2024 seus 35 anos de carreira – “A mentira que se tornou verdade”!
4) E por incrível que pareça, o primeiro DVD dos artistas também foi gravado em primeiro de abril.
5) Início da fama: o sucesso chegou em 1998, quando lançaram o sexto disco, pela PolyGram, obtendo uma vendagem de mais de 1 milhão de cópias. Destacam-se neste disco as composições “Falta você”, de Rionegro, “A Gente se Entrega”, de Pinócchio, “Tô Doidão”, de Rionegro e Solimões, “Saudade Pulou no Peito”, de Rionegro e Domiciano, “De São Paulo a Belém”, de Pinócchio e Nilma e “Frio da Madrugada” de Pinóquio que logo se tornou um hit, além da regravação do clássico “Cuitelinho”, de domínio público, adaptado por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.
6) Em 1998 ainda, aumentou sensivelmente o número de shows da dupla, assim como o público presente em suas apresentações. Fizeram show em Brasília para mais de 80 mil pessoas. Divinópolis, em Minas Gerais, para mais de 70 mil. E em Americana – São Paulo, para cerca de 50 mil pessoas. Neste ano, a Festa do Peão de Americana registrou recorde de congestionamento no show da dupla.
7) Em julho 2002, a dupla fez o show de inauguração do Villa Country, que é considerada a casa mais importante da América Latina no segmento sertanejo, sendo o espetáculo exclusivo para convidados, artistas e imprensa, na capital paulista.
8) Solimões é conhecido como o “Rei do Instagram” devido sua forma peculiar de escrever as legendas, (caipirês, como diz o próprio) e suas postagens engraçadas. Um fato importante é que ele tem pouquíssimas postagem e quase 500 mil seguidores. Outra observação é que o cantor atingiu o número máximo para seguir as pessoas.
9) O Instagram do Rionegro já mostra mais o dia a dia do cantor, o que ele faz quando não está no palco, que é pescar, treinar os cavalos, estar com a família e, claro, curtir a fazenda.
10) A dupla conquistou o público em geral – atravessando gerações – desde a criança à melhor idade.
11) Rionegro não tem fotos de infância. Na época uma máquina fotográfica era considerada artigo de luxo e quase ninguém na região tinha o objeto.
12) Solimões tem uma família que é talento puro. Seu filho, Gabeu, também é um artista da música e, a exemplo do pai, segue construindo sua estrada dentro do show business.
13) Carol Felizardo, também filha de Solimões, segue os passos do pai e é hoje cantora profissional.
14) Sabrina Sato trata Solimões como seu chaveirinho. Em seu programa, no dia 24 de janeiro de 2015, a apresentadora pegou o cantor no colo em uma brincadeira ao vivo.
15) Em 1998, “Peão Apaixonado” estourava em todo o Brasil fazendo com que a dupla ficasse reconhecida nacionalmente. Nessa época, Rionegro chegou a se apresentar em alguns programas de TV sem seu carimbo característico, o chapéu de cowboy!
16) A dupla tem uma forma simples de escolha de single. Todos que eles apostam, acreditam que são potenciais hits de carreira. Nunca gravaram algo que não gostassem 100%.
17) Lançada em 2013, na Festa do Peão de Barretos, “O Cowboy Vai Te Pegar” foi um marco na história da dupla. Foi através dela e de seu vídeo clipe repleto de humor que os sertanejos viralizaram pela primeira vez na internet e conquistaram os jovens.
18) Lançado em 1995, o álbum “Sonhei” reúne alguns sucessos de carreira, como “Morrendo de Amor”, “Sei Que Vou Chorar” e a faixa que empresta nome ao projeto. O que pouca gente sabe é que a capa deste disco traz uma peculiaridade: para ficar da mesma altura que Solimões, Rionegro teve que entrar dentro do rio e ficar submerso dos joelhos pra baixo. Obviamente o fotógrafo usou um truque de câmera para que ninguém notasse a armação.
19) Ainda sobre a capa de “Sonhei”, Rionegro afirma que dentro da sua bota havia dois lambaris, pós fotos para capa.
20) Nem sempre o nome oficial da dupla foi Rionegro e Solimões. Antes eram chamados de Zé Divino e Felizardo.
21) Embora pareça, Rionegro não é um cara alto. Mede 1.65m e calça 38. Já Solimões mede 1.42m e calça 33.
22) O nome do produtor que ajudou a dupla no início da carreira é Maestro Pinocchio. Aí volta toda a ligação com o primeiro de abril. Muitas e muitas curiosidades acerca desta data para a dupla.
23) Rionegro e Solimões foram os precursores da importação e miscigenação do country com o sertanejo raiz.
24) A dupla já regravou sucessos peculiares de outros artistas, como “A Sua Maneira” (“Do Jeito Da Gente”, 2006), conhecida na voz de Dinho Ouro Preto, que por sua vez fez a adaptação de “De Musica Ligera”, da banda argentina Soda Stereo.
25) Outra regravação que agradou ao Brasil foi a música “Lenha” (Só Alegria 2001), conhecida originalmente na voz de Zeca Baleiro.
26) Ainda falando em versões, Rionegro e Solimões cantaram a música “Dois”, gravada originalmente por Paulo Ricardo. O lançamento aconteceu em 2006, no disco “Do Jeito Da Gente”.
27) Solimões faz diversas versões de músicas conhecidas de outros artistas em seu Instagram. Bora conferir? @SolimoesCantor.
28) Chrystian e Ralf são importantes na vida de Rionegro e Solimões. A dupla gravou uma série de composições de Rionegro que, ao ganhar dinheiro, conseguia se manter no início na carreira e investir na dupla. De várias, vale o registro de três: “Camisa Manchada”, “Brigas” e “Noite”.
29) Rionegro e Solimões tem como inspiração a dupla Milionário e José Rico. Além de incluir em seu repertório canções dos ídolos, regravaram a música “Solidão” para homenageá-los.
30) Pouca gente sabe que os cantores Rafaela Neves e João Neves são filhos de Rionegro.
31) Rionegro e Solimões foi a primeira dupla sertaneja a gravar e lançar um DVD no Brasil.
32) Rionegro torce pro Santos, já Solimões é Cruzeirense.
33) Solimões foi pego no colo por Gusttavo Lima na gravação do DVD “A História Continua”.
34) A dupla já se apresentou em diversos países, levando a música sertaneja para além das fronteiras brasileiras. Eles já fizeram shows nos Estados Unidos, Portugal, Japão, Paraguai, entre outros.
35) Rionegro & Solimões já foram indicados e ganharam diversos prêmios da música brasileira,como Grammy Latino, Prêmio Multishow, Prêmio TIM de Música e Prêmio Contigo! de Música, reconhecendo seu talento e contribuição para o cenário musical do país.
Assessoria de Imprensa Rionegro e Solimões | Talento Comunicação – Fabiana Villela