A Som Livre em 2016
Números do balanço de 2016 da Som Livre apontam que, ao longo do ano, a empresa reforçou sua liderança no topo do ranking dos principais players, com 59% de market share no Top 10 e 26% no Top 200. Ocupando o topo da lista da Pro-Música dos 20 artistas mais ouvidos no Brasil com Jorge & Mateus, que contabiliza 263 milhões de streams em 2016, a Som Livre ainda é representada por Henrique & Juliano (2º), Marília Mendonça (4º), Maiara & Maraísa (5º), Wesley Safadão (8º) e Luan Santana (19º). No total, a gravadora somou 2,5 bilhões de streams em 2016. A Som Livre ainda dominou 75% do Top 10 da Deezer. No YouTube, a Som Livre praticamente dobrou o número de visualizações em vídeos de seus artistas. Em 2016, contabilizou 12,2 bilhões de views – foram 6,2 bilhões em 2015. Além disso, no Top20 do YouTube Brasil, oito são artistas Som Livre e destacam-se nos três primeiros lugares Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Henrique & Juliano, respectivamente. Nas vendas físicas, a Som Livre também se destacou. Na lista dos 10 DVDs mais vendidos no ano, a Som Livre ocupa 7 posições – inclusive o topo, com “1977”, de Luan Santana. No ranking dos álbuns, a empresa traz 5 títulos, dominando 50% da lista.
ARTISTAS JORGE & MATEUS NO TOPO – Jorge & Mateus, pelo terceiro ano consecutivo, se destacou como o artista mais ouvido nos serviços de streaming brasileiros. Com um total de 231,4 milhões de streams, o álbum “Como.Sempre.Feito.Nunca” ocupou o topo do ranking dos mais ouvidos no Spotify e Apple Music. Na lista das faixas nacionais mais ouvidas no Spotify e Apple Music, a dupla emplacou cinco faixas. No YouTube, o vídeo nacional de música mais assistido foi “Sosseguei”, hit que a dupla emplacou no ano passado, e ocupam o 5º lugar no ranking de artistas brasileiros com mais views na plataforma.
SERTANEJO FEMININO – O sertanejo feminino se fortaleceu e marcou presença em todos os rankings de streaming e vídeo. Marília Mendonça e Maiara & Maraísa foram as 4ª e 5ª colocadas, respectivamente, no ranking de artistas mais ouvidos nos serviços de streaming no Brasil, à frente de nomes internacionais como Justin Bieber, Drake, Coldplay, The Weeknd, Ariana Grande e mais. – No YouTube, Marília Mendonça encabeçou o ranking brasileiro de 2016, com 1,8 bilhão de views, seguida por Maiara & Maraísa, com 1,4 bilhão de views. – As faixas “10%” e “Medo Bobo”, de Maiara & Maraísa, ocupam, respectivamente, os 1º e 2º lugares das músicas mais ouvidas no Spotify e Apple Music. Os sucessos são seguidos de “Infiel” (3º), de Marília Mendonça, que também participa da lista com “Como Faz Com Ela” (8º). O álbum “Ao Vivo Em Goiânia”, de Maiara & Maraísa, aparece em 2º lugar entre os álbuns mais ouvidos no Spotify e na Apple Music, seguido do trabalho “Ao Vivo” (3º) de Marília Mendonça. – Um case de 2016 a ser destacado é o “Agora É Que São Elas”, que mostra a força da música sertaneja cantada por mulheres. O projeto acústico audiovisual com músicas inéditas de Maiara & Maraísa e Marília Mendonça, publicado na entressafra de lançamentos das artistas (julho/2016), atingiu mais de 200 milhões de views no YouTube e 18 milhões de streams nos principais players em menos de seis meses. Na época do lançamento, as artistas ocupavam o Top 20 global do YouTube, à frente de nomes como Coldplay, Shakira e Adele.
PLATAFORMAS DE STREAMING – Total de 2,5 bilhões de streams em 2016 (vs. 900 milhões em 2015) • Percentual de streams pagos: 58% (vs. 49% em 2015) • Market share da Som Livre no Top 200 da Pro-Música: 26%
– Durante o ano, a Som Livre observou um aumento de 237% do volume de streams de seu conteúdo no Spotify e Apple Music. Começou o ano, em janeiro, contabilizando 131 milhões de streams – sendo 55% em serviço pago -, e fechou em dezembro com 311 milhões, com 64% em serviço pago. – No Top20 dos artistas mais ouvidos em diversos serviços de streaming no Brasil (Spotify, Deezer, Napster, Apple Music e Google Play), seis são do cast da Som Livre. Liderado por Jorge & Mateus (1º), que vem seguido de Henrique & Juliano (2º), o ranking traz também Marília Mendonça (4º), Maiara & Maraísa (5º), Wesley Safadão (8º) e Luan Santana (19º). São 6 nomes entre os 8 brasileiros que compõem a lista. – Do Top 40 das faixas mais ouvidas no streaming no Brasil, 21 são nacionais. E, entre elas, 14 são da Som Livre – ou seja, 66% do conteúdo brasileiro mais acessado nas plataformas. – A música brasileira vem sendo cada vez mais consumida nos serviços digitais. Na Deezer, 60% do Top 100 foram dominados por artistas nacionais. A força do conteúdo local da Som Livre também foi um dos motivos da criação do gênero/mood “Música Brasileira” no Spotify. E, ao perceber o consumo cada vez mais voltado para playlists, a gravadora também tem investido na curadoria de conteúdo: em 2016, atingiu mais de um milhão de seguidores em suas principais playlists, onde a “Top Sertanejo” se destaca.
Confira os rankings completos abaixo:
YOUTUBE – Total de 12,2 bilhões de visualizações no YouTube em 2016 (vs. 6,2 bilhões em 2015). – Os vídeos dos artistas da Som Livre somaram mais 1 bilhão de views por mês no YouTube. – Jorge & Mateus foi o artista que ocupou o topo das faixas mais ouvidas em 2016 com “Sosseguei”. Mas a classificação também evidencia o fortalecimento do sertanejo feminino, que emplacou na lista hits como “Infiel” (Marília Mendonça) em 2º e “10%” e “Medo Bobo”, de Maiara & Maraísa, em 3º e 5º lugares, respectivamente. Confira:
DESTAQUES DE 2016 DA SOM LIVRE NO YOUTUBE E STREAMING 1. “Sosseguei” (Jorge & Mateus), com 496 milhões de views e 36 milhões de streams 2. “10% – Ao Vivo” (Maiara & Maraísa), com 483 milhões de views e 40 milhões de streams 3. “Infiel” (Marília Mendonça), com 480 milhões de views e 27 milhões de streams 4. “Medo Bobo” (Maiara & Maraísa), com 422 milhões de views e 36 milhões de streams
PRODUTOS FÍSICOS – Segundo a Pro-Música, dos 10 DVD mais vendidos em 2016, 7 são lançamentos da Som Livre. – Do ranking dos álbuns mais vendidos, a Som Livre ocupa 50% da lista. Confira os rankings completos:
Sobre a Som Livre De 1969 para cá o mercado fonográfico mudou, assim como a forma de se consumir música. Hoje, mais de 45 anos depois de sua criação, a Som Livre é muito mais do que uma gravadora, é o espelho musical do país. Uma empresa 100% nacional voltada para a música, seja qual for a sua plataforma e que reflete, através de seus lançamentos, o gosto e o hábito de consumo do brasileiro. A Som Livre possui diversas frentes de negócios: venda física, digital, shows, licenciamento e editora. Em seu time são mais de 100 artistas e sua editora é uma das mais importantes do país, representando os direitos de compositores nacionais e internacionais. Na linha de shows, a empresa aposta em festivais de música, que acontecem por todo o país, com as marcas Festeja, Samba D+ e Arena Pop. |
||||||||||||||||
Maio / 2017 Assessoria de imprensa Som Livre – In Press Porter Novelli |