Seja Bem Vindo - 19/07/2024 23:27

Tatuí sedia em novembro exposições que enaltecem a funcionalidade do Cavalo Árabe

Enquanto a Nacional de Esporte do Cavalo Árabe destaca a capacidade multifuncional dessa raça equina, com provas em seis modalidades esportivas; outras três exposições exclusivas de Halter irão avaliar a beleza e conformação da raça

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus

Fotos: Divulgação/Machado

A cidade de Tatuí, no interior de São Paulo, está prestes a receber um evento que destaca a versatilidade e o desempenho extraordinário do Cavalo Árabe. De 4 a 12 de novembro, o Centro Hípico de Tatuí será o palco da Nacional de Esporte do Cavalo Árabe, uma celebração das habilidades multifuncionais desta raça equina única. Com entrada gratuita, o evento promete emocionantes disputas em diversas modalidades esportivas, incluindo Três Tambores, Seis Balizas, Maneabilidade e Velocidade, Salto, Hipismo Rural e Performance.

Cavalo Árabe Tatuí sedia em novembro exposições que enaltecem a funcionalidade do Cavalo Árabe

A Nacional de Esporte do Cavalo Árabe é uma oportunidade para apreciar a versatilidade da raça, que é a mais antiga do mundo. Como explica Ricardo Jamil Saliba, vice-presidente de Provas da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA): “Só uma raça, como a Árabe, consegue ter uma nacional de esportes, porque é um cavalo que consegue correr um quilômetro (que seriam os mil metros da Corrida), e esse mesmo cavalo consegue correr 160 mil metros (ou seja, 160 quilômetros do Enduro). Além disso, esse mesmo cavalo consegue saltar, fazer prova de tambor e baliza, enfim, não tem raça que consiga fazer tantas coisas tão diferentes como o cavalo Árabe e ainda bem feito”.

Cavalo Árabe Tatuí sedia em novembro exposições que enaltecem a funcionalidade do Cavalo Árabe

Além das provas em Tatuí, o Jockey Club de São Paulo sediará dois páreos exclusivos do Cavalo Árabe, válidos pela Nacional da raça, no dia 11 de novembro. Sendo uma exclusiva entre os machos da raça e outra corrida somente entre as fêmeas.

“A expectativa é muito boa para o evento, porque a gente sempre achou que a Nacional do cavalo montado deveria ter um destaque maior e ser feito em momentos diferentes dos julgamentos de Halter, que aconteceu em julho em Indaiatuba. Em Tatuí, a gente vai conseguir colocar numa pista de destaque, não haverá julgamentos simultâneos, então, a gente entende que a prova vai ter muito mais destaque do que em outros anos”, conta Saliba.

Outras exposições do Cavalo Árabe em Tatuí

Paralelamente as disputas da Nacional de Esporte do Cavalo Árabe, serão realizadas outras três exposições da raça no Centro Hípico de Tatuí, porém focadas em disputas de Halter, que é a modalidade que possui maior número de animais inscritos. Trata-se de uma apresentação em cabresto, onde a conformação e a beleza do animal são analisadas.

São elas: a Brazilian Breeders Cup 2023, a Internacional do Cavalo Árabe e a Copa Brasil, que oferecerão premiações em dinheiro e a chance dos criadores e expositores de mostrarem em pista o melhor da criação nacional.

Evento irá reunir competidores de vários estados

As exposições do cavalo Árabe em Tatuí prometem atrair criadores, expositores e competidores de vários estados do Sudeste e do Sul. “O pessoal do Sul está vindo em grande número, a qualidade dos conjuntos [das provas funcionais] daqui de São Paulo também aumentou bastante nos últimos dois anos, o índice técnico subiu muito. Com certeza teremos belíssimas provas”, acrescenta Saliba.

Além das emocionantes competições, a ABCCA realizará o sorteio final do Arabian Cup referente a 2022, onde serão sorteados prêmios, incluindo um carro 0 km. O Arabian Cup é um ranking de pontuação administrado pela Associação, que premia os melhores exemplares da raça em diversas modalidades, distribuindo mais de R$ 220 mil em prêmios nesta temporada.

“A gente faz um convite para todos aí que queiram ver o cavalo mais versátil do mundo em ação, marcarem presença em novembro no evento. A entrada no Centro Hípico de Tatuí é aberta ao público da cidade e região, e gratuita. Contamos com a presença de todos para se surpreenderem com a versatilidade do cavalo Árabe em pista”, finaliza Ricardo Saliba.

Posts Recentes