Na sexta-feira (14/08) e sábado (15/08), a TV Aparecida terá uma equipe na Bahia para a cobertura da Festa de Nossa Senhora d’Ajuda, com reportagens e links nos programas da emissora.
O evento é realizado no primeiro Santuário Mariano do Brasil, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA), e que este ano completa 470 anos.
Anualmente a festa é iniciada com a novena e tem como ápice a procissão e a missa solene no dia em que se celebra Nossa Senhora d’Ajuda. Porém, esta tradição neste ano será restrita devido a pandemia.
Na cobertura realizada pela TV Aparecida na sexta-feira, dia 14, serão feitos links direto do local, dentro dos programas “Família dos Devotos”, às 10h, “Central da Esperança”, às 13h, e “Santa Receita”, às 15h30.
Já no sábado (15/08), às 10h, links serão exibidos no programa “Sábado no Santuário” e ainda haverá a transmissão da Missa da Festa de Nossa Senhora D’Ajuda, às 18h.
Na equipe enviada à Bahia estão o diretor de programação e apresentador, o Missionário Redentorista, Irmão Alan Patrick Zuccherato, a repórter Camila Morais, o diretor Paulo Marques e o cinegrafista João Éder.
O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda é administrado pelos Missionários Redentoristas da Vice-Província da Bahia. Em virtude da pandemia, neste ano a novena vem sendo realizada de forma virtual pelo Santuário, desde o dia 06 de agosto, assim como acontecerá na celebração da festa no dia 15.
Sobre o Santuário de Nossa Senhora D´Ajuda
Em 1549, na comitiva de Tomé de Sousa chegaram às terras brasileiras os cinco jesuítas pioneiros e ergueram a primeira capela dedicada a Nossa Senhora D´Ajuda, dando origem ao primeiro Santuário mariano do Brasil. Ao redor da capela surgiu um povoado. Conta a história que o povo sofria por falta de água potável. Mas as orações dirigidas à Mãe de Deus surtiram efeito e atrás da capela, na encosta, brotou água de boa qualidade que até hoje nunca faltou.
Inicialmente a capela era muito simples, com o altar móvel, o crucifixo e a imagem de Nossa Senhora trazidos de Portugal. Em 1722 foi substituída pela atual igreja de pedra e cal que, mesmo com as diversas reformas, conserva o antigo altar com a histórica e milagrosa imagem de Nossa Senhora D’Ajuda.
O pequeno Santuário e toda a parte central do distrito são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nesta época do ano, mais especificamente no dia 15 de agosto, é comemorada a grande Festa de Nossa Senhora D’Ajuda, momento em que toda a comunidade local se reúne no Santuário com devotos de várias localidades do Brasil.
Vera Jardim