A modalidade se destacou internacionalmente e está conquistando o público Mangalarguista
A Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP), foi a sede da grande final do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho, que aconteceu no último sábado (05/08). A competição bateu recorde de inscritos em eventos realizados pela Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET), além de apresentar um novo sistema simultâneo de prova em três fases (Ensino, Maneabilidade e Velocidade). O evento é apoiado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).
De acordo com Silvio Torquato Junqueira, proprietário do cavalo Mangalarga Ted Torquato que ficou em 3° lugar na categoria ‘Geral’, a importância desse evento é grande, principalmente pela divulgação da raça, por ampliar as modalidades de competição/uso dos cavalos e conscientizar sobre a importância de uma boa equitação. “Essa é uma modalidade internacional com regras muito bem definidas dando a possibilidade de mostrarmos a raça no exterior”, conta o mangalarguista.
O cavaleiro Aluísio Marins, participou do ‘Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho’ com o cavalo Mangalarga Tamoio do Vassoural, da Fazenda Vassoural, e conquistou o 4° lugar na categoria ‘Geral’ e o grande ‘Campeão Paulista’ pelo Mangalarga. “Na minha visão, Tamoio é o embaixador da raça nesta modalidade, pois entrou na competição com o projeto de ser Campeão Paulista”, avalia o competidor.
Ainda de acordo com Aluísio, a parceria entre a ABET e ABCCRM vem dando certo pois a raça possui as aptidões necessárias para o esporte. “Um exemplo disso é o Tamoio, que conquistou uma colocação acima do esperado no seu primeiro ano de competição. Estamos trabalhando também com outros animais e vamos tentar o campeonato nacional em novembro deste ano”, ressalta o cavaleiro.