Seja Bem Vindo - 20/07/2024 01:56

CTN Promove Oficinas Infantis e Ações de Conscientização sobre o Autismo

Além das atividades especiais realizadas em abril, o espaço cultural disponibiliza fones de ouvido para pessoas com hipersensibilidade auditiva

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) está comprometido em promover inclusão e sensibilização sobre o autismo, e, para isso, anuncia uma série especial de oficinas infantis durante o mês de abril, dedicadas às crianças com autismo. Estas atividades foram cuidadosamente elaboradas visando oferecer um ambiente acolhedor e educativo, proporcionando integração e diversão para todos.

As oficinas realizadas na Área Kids, que são 100% gratuitas assim como a entrada no CTN, incluem uma variedade de atividades sensoriais e educativas, adaptadas às necessidades das crianças com autismo, com destaque para:
 

6 e 7 de abril: Oficinas Sensoriais

Será oferecido um espaço repleto de atividades sensoriais, incluindo texturas, cores e aromas, destinadas a estimular os diversos sentidos das crianças. Além disso, haverá uma oficina de massinha caseira e outras atividades sensoriais.


13 e 17 de abril: Oficinas Musicais e de Movimento

Os participantes terão a oportunidade de criar seu próprio instrumento musical, além de desfrutar de atividades com um paraquedas colorido. Também haverá momentos de rodas cantadas com as crianças.


20 e 21 de abril: Oficinas de Construção de Brinquedos

Esta atividade incluirá uma oficina de fidget toys (que são brinquedos que trabalham a hiperatividade, são antiestresses, coloridos, trabalham movimentos repetitivos e os sentidos das crianças). Também haverá construção de pop it (brinquedos que ajudam no foco e na atenção), oferecendo às crianças a oportunidade de criar e se divertir.


27 e 28 de abril: Oficinas de Estimulação Cognitiva

Durante os dois dias, as crianças poderão participar da criação de quebra-cabeças personalizados com suas próprias fotos, estimulando assim a cognição de forma lúdica.


Hipersensibilidade Auditiva


Além das atividades, o CTN disponibiliza desde 2023 pulseiras de identificação com o símbolo do autismo (quebra-cabeça colorido) e cinco fones de ouvido para crianças ou adultos com hipersensibilidade auditiva, estando no espectro autista ou não. Os fones são disponibilizados via empréstimo e podem ser retirados no Atendimento ao Cliente, localizado na entrada do CTN, após a passagem da catraca de entrada. Para utilizar o fone, os pais, responsáveis ou pessoas com autismo devem preencher um formulário com os seus dados e da criança (caso seja menor de idade ou tenha alto nível de suporte). Ao fim da visita, o fone deve ser devolvido no Atendimento ao Cliente, sendo higienizado e disponibilizado para empréstimo novamente.


Sobre o Autismo


O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Caracteriza-se por padrões de comportamento repetitivos, interesses restritos e dificuldades na compreensão das emoções e dos sinais sociais. Apesar de suas características marcantes, nem toda pessoa com autismo carrega todas as características do TEA. Autistas podem apresentar uma ampla variedade de habilidades e desafios, sendo importante reconhecer e respeitar a diversidade das experiências e necessidades de cada indivíduo dentro do espectro autista.


Atendimento Especializado


Além das atividades, o CTN conta com restaurantes parceiros que atendem famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma especializada, entendendo as urgências e demandas específicas do público neurodiverso.

SERVIÇO


Mês de Conscientização Sobre o Autismo

Quando: de 6 a 28 de abril, aos sábados e domingos, a partir das 11h

Quanto: entrada e oficinas gratuitas

Onde: Centro de Tradições Nordestinas. Rua Jacofer, 615 – Jd. Pereira Leite, São Paulo (SP)

Para mais informações, entre em contato com a assessoria de imprensa do CTN:

Gabriel Cabral

Posts Recentes