Seja Bem Vindo - 20/07/2024 00:48

Exposição do Cavalo Árabe em Bragança Paulista (SP) impulsiona o fomento da raça na região

Como parte da programação da Festa do Peão da cidade, a Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe reuniu animais da raça provenientes de criadores de quatro estados, que chamaram a atenção do público em geral do evento

A 25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe foi um dos destaques da 57ª Expoagro e 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista (SP), realizada no sábado (27/04) no Parque de Exposições Doutor Fernando Costa. Organizado pelo Stud Training Center, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o evento atraiu criadores não apenas de São Paulo, mas também de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Cavalo Árabe Exposição do Cavalo Árabe em Bragança Paulista (SP) impulsiona o fomento da raça na região

Ao todo, foram reunidos 76 animais da raça para competir em diversas categorias na modalidade de Halter, onde a conformação do animal é minuciosamente avaliada. O julgamento foi conduzido pelo trio de juízes brasileiros João Henrique Netto, Marcelo Spinardi Jubran e Francisco José Ferreira do Rego.

Para Cris Guardia, vice-presidente de Fomento da ABCCA, a exposição do cavalo Árabe foi um sucesso, movimentando significativamente a Expoagro e atraindo o interesse do público da feira agropecuária, que acompanhou de perto as disputas. “Foi uma exposição muito movimentada e com um número de animais muito satisfatório”.

Guardia enfatizou a relevância da 25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe para o fomento da raça no Brasil. “Eventos como esse proporcionam uma oportunidade única para que novas pessoas conheçam e se encantem com o cavalo Árabe, impulsionando seu crescimento e reconhecimento em todo o país”, pontuou.

Além das competições, uma ação solidária marcou o evento, com o Stud Training Center doando um potro Árabe para a cavalaria da prefeitura de Bragança Paulista. O prefeito Amauri Sodré recebeu a doação durante a feira, que irá contribuir significativamente para os trabalhos de patrulhamento da cidade, graças à qualidade e resistência da raça na lida.

Destaques da 25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe

Em pista em Bragança Paulista, alguns exemplares da raça se destacaram nas competições válidas pela Exposição Internúcleos. O título de Campeão Cavalo Ouro foi concedido a FIRENZE YPARADISE JM, de propriedade de José Alves Filho, do Haras JM, de Monte Mor (SP). Enquanto isso, JAZZLA CME, de propriedade do Rach Stud, de Boa Esperança (MG), garantiu o título de Campeã Égua Ouro.

Já nas disputas válidas pela Copa Brasil, FUGATTI DEL TINO JM, de criação e propriedade do Haras JM, conquistou o título de Campeão Cavalo Ouro, enquanto VV YASMIN, de criação e propriedade de Vinicius Rosa Viana, do Haras Viana Arabian Horse, de Artur Nogueira (SP), sagrou-se Campeã Égua Ouro.

Para conferir todos os resultados da exposição do cavalo Árabe em Bragança Paulista, acesse www.abccca.com.br.

Texto: Natália de Oliveira/Agência Cavalus

Fotos: Divulgação/Rogério Santos

Posts Recentes