Seja Bem Vindo - 15/07/2024 02:31

Prêmio Maria Helena Vidal abre calendário internacional de corridas do cavalo Árabe em 2024

A égua RG Kalifa garantiu a vitória nos 1.200 metros da pista de grama do Jockey Club de São Paulo

O Prêmio Maria Helena Vidal deu o ponta pé inicial no calendário internacional de corridas do cavalo Árabe em 2024, no último sábado (20/04), no Jockey Club de São Paulo. Promovida pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a corrida – válida pelo Wathba Stallions Cup for Colts & Fillies -, reuniu nove animais da raça, entre machos e fêmeas de 3 anos ou mais, com até duas vitórias, concorrendo a uma bolsa de R$15 mil em prêmios nos 1.200 metros da pista de grama.

Premio Maria Helena Vidal 4 Easy Resize.com | Planeta Country

Sob a condução do jóquei, RG Kalifa demonstrou domínio desde o início do páreo. No entanto, a adrenalina aumentou nos metros finais quando Olympicka Rach apertou o cerco, diminuindo a diferença ao cruzar a faixa final. 

Premio Maria Helena Vidal 3 Easy Resize.com | Planeta Country

Apesar do desafio, RG Kalifa manteve sua liderança e venceu o páreo com um tempo de 1:22.440, com uma diferença de ¾ para Olympicka Rach, conduzida pelo jóquei G. Santana. Completando o pódio, na terceira colocação do páreo, ficou Gulliver Rach conduzido pelo jóquei J. Ricardo.

Premio Maria Helena Vidal 5 Easy Resize.com | Planeta Country

Filha de Caceres CSM e Caldas CSM, RG Kalifa é criação e propriedade de Claudio Roberto Guimarães Ribas e foi treinada para a corrida por E. Petrochinski. Reveja o replay do páreo no link a seguir:

Almir Ribeiro, diretor de Corridas da ABCCA, ressaltou a importância desta corrida como um evento inaugural do calendário internacional de corridas da raça. “A temporada de corridas do cavalo Árabe teve início em janeiro e já contamos com a realização de seis corridas até o momento. Esta última marca um feito significativo, sendo a primeira a contar com patrocínio internacional, integrando-se ao calendário do Sheik Mansour Festival”.

Premio Maria Helena Vidal 1 Easy Resize.com | Planeta Country

Ainda segundo o diretor de Corridas da ABCCA, ao longo da temporada, estão programadas 24 corridas internacionais até o final de dezembro. “A expectativa é de que, durante esse período, 30 animais da raça Puro Sangue Árabe participem das corridas em Cidade Jardim”.

Homenagem à Maria Helena Vidal

O páreo do último sábado no Jockey Club de São Paulo foi realizado em homenagem a Maria Helena Vidal, cujo nome batizou o prêmio. Maria Helena, relações públicas da ABCCA, completou 80 anos de vida, com mais da metade deles dedicados ao cavalo Árabe. 

“Foi uma corrida em homenagem a Dona Maria Helena Vidal, cuja história de vida se entrelaça com a do cavalo Árabe no Brasil. Ela é uma das figuras mais importantes e relevantes na história dessa raça. Por isso, decidimos homenageá-la no dia do seu aniversário com este páreo”, disse Almir Ribeiro.

Durante a entrega de uma placa em homenagem a Maria Helena, Francisco Carrasco, presidente da ABCCA, expressou seu reconhecimento: “Um prêmio mais do que merecido, afinal, a paixão e dedicação que ela tem pelo cavalo Árabe são impressionantes. Lembro-me bem da minha primeira visita à ABCCA, em 1979, e a pessoa que me recebeu foi ela, a Maria Helena. Por tudo que você faz pela raça, pela associação, pelos criadores, somos imensamente gratos. Você é verdadeiramente especial para todos nós”, concluiu Carrasco.

Para estar sempre atualizado sobre o universo do cavalo Árabe, acompanhe a ABCCA nas redes sociais (@abccaarabe) ou visite o site www.abcca.com.br.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus

Fotos: Divulgação/ABCCA

Posts Recentes