Seja Bem Vindo - 20/07/2024 02:20

Raça equina mais antiga do mundo é um dos destaques da ‘Expoagro’ no interior paulista

Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe ocorre neste sábado (27/04), em Bragança Paulista; Com mais de 30 mil animais registrados, SP tem uma das maiores criações da raça no Brasil

A riqueza histórica e a beleza incomparável do Cavalo Árabe são os grandes destaques da 57ª Expoagro e da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista, que ocorrem no interior paulista de 26 de abril a 5 de maio. Como parte da programação dos eventos, no sábado (27/04), será realizada a 25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe, raça equina mais antiga do mundo, que se originou há mais de três mil anos, promete atrair entusiastas e especialistas do Brasil inteiro.

Expoagro Raça equina mais antiga do mundo é um dos destaques da ‘Expoagro’ no interior paulista

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), as apresentações da raça, reconhecida por sua resistência, inteligência e, sobretudo, pela sua aparência exuberante, ocorrerão no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa. Neste ano, 73 exemplares de linhagem nobre serão avaliados por juízes brasileiros renomados, nas competições de Halter, uma modalidade que avalia a estrutura física (conformação) do animal.

Segundo Cris Guardia, vice-presidente de Fomento da ABCCA, a inclusão do Cavalo Árabe na programação da 57ª Expoagro e da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista é de vital importância para o fortalecimento da cultura e da tradição equestre na região. A expectativa é que a presença da raça enriqueça ainda mais a festa, reforçando também a relevância da Equinocultura no cenário agropecuário e cultural do Estado de São Paulo.

Criação de Cavalos Árabes em São Paulo

À primeira vista, o Cavalo Árabe encanta. Com uma cabeça pequena e refinada, narinas e olhos expressivos, ele se distingue das demais raças equinas. De acordo com levantamento recente da ABCCA, com mais de 30 mil animais registrados, o Estado de São Paulo tem uma das maiores criações do país. “Outras características importantes da nossa raça são a resistência e a inteligência”, completa a vice-presidente da ABCCA, Cris Guardia.

Mais informações sobre o Cavalo Árabe: www.abcca.com.br 

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus

Crédito da foto: Divulgação/Rogério Santos – Campeã Égua da edição 2023

Crédito da foto: Divulgação/Alessio – raça equina mais antiga do mundo

Posts Recentes